
O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), informa às famílias dos alunos matriculados na rede municipal de ensino que as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira, 28 de julho.
O retorno marca a continuidade do calendário escolar 2025, que contempla tanto o período regular quanto as atividades do contraturno, que incluem ações pedagógicas complementares, oficinas, reforço escolar e outras iniciativas de apoio ao desenvolvimento integral dos estudantes.
As unidades escolares já se encontram organizadas para receber os alunos com segurança, acolhimento e qualidade. Toda a equipe pedagógica e administrativa esteve mobilizada nos últimos dias para garantir que o retorno ocorra de forma tranquila e produtiva.
Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis podem procurar diretamente a escola em que o aluno está matriculado ou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação.

O Município de Guaíra, por meio do Centro de Convivência da Melhor Idade “Espaço Feliz”, ligado à SEMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza com frequência o tradicional Baile da Melhor Idade, uma ação integrante do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
A iniciativa tem como objetivo promover o bem-estar físico, mental e social das pessoas idosas, incentivar a autoestima, a autonomia e o fortalecimento dos laços comunitários. Com um olhar atento ao envelhecimento saudável e à valorização da cultura e vivência dos idosos, os encontros festivos vão muito além do entretenimento: são ferramentas de inclusão, cuidado e dignidade.
Atualmente, o município conta com 703 idosos cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). Destes, cerca de 400 estão ativos nas atividades do Centro de Convivência, o que destaca grande diversidade em perfis, interesses e níveis de participação.
O planejamento das ações leva em consideração as características pessoais, capacidades, dificuldades e preferências do público idoso, ação que promove uma programação que contempla atividades físicas, intelectuais, culturais e de lazer, com respeito as diferentes faixas etárias da população com mais de 60 anos.
Além dos bailes, o Centro oferece atividades semanais, mensais e anuais, com foco no estímulo permanente da vida mental, física e afetiva dos participantes. A proposta valoriza os saberes acumulados pelos idosos, sua competência e história de vida e também a solidariedade entre gerações e o fortalecimento da convivência familiar e comunitária.
O Plano de Trabalho tem como prioridade conhecer profundamente o público atendido, para garantir que as ações desenvolvidas realmente contribuam para uma vida ativa, saudável e feliz na terceira idade.
O Baile da Melhor Idade é um espaço de celebração da vida, de troca de experiências e de construção de vínculos que fortalecem a rede de apoio e promovem o envelhecimento com respeito, alegria e dignidade.
Para quem tem interesse nos serviços, cadastros, atendimentos ou a necessidade de sanar qualquer dúvida, entre em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social por meio do telefone (44) 3642–8657, ou se dirigir até o prédio que está localizado na Avenida Coronel Otávio Tosta, 34–62, Centro.

Na terça-feira, 22 de julho, o Município de Guaíra promoveu a 3ª edição da Caminhada do Meio-Dia em Combate ao Feminicídio. A ação reuniu comunidade, autoridades e representantes de instituições públicas e civis em uma mobilização simbólica inserida na campanha estadual Paraná Unido no Combate ao Feminicídio.
A iniciativa marcou o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, criado pela Lei nº 20.595/2021, com o objetivo de alertar a sociedade sobre a violência letal contra mulheres e a necessidade de enfrentamento coletivo.
Organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), a mobilização contou com o apoio do Poder Legislativo, da Procuradoria da Mulher, da OAB Subseção Guaíra e das forças de segurança, como a Polícia Militar e a Guarda Municipal. A caminhada teve início às 11h45 e percorreu as avenidas Coronel Otávio Tosta e Mate Laranjeira.
A secretária de Assistência Social, Lígia Lumi Tsukamoto Suga, destacou a importância da ação como instrumento de visibilidade e conscientização. O prefeito Gileade Osti destacou o compromisso da administração municipal com políticas públicas voltadas à prevenção, proteção e acolhimento de mulheres em situação de violência.
A presidente da OAB Guaíra, Lisiane de Campos, relembrou que a data homenageia a advogada Tatiane Spitzner, assassinada em 22 de julho de 2018, em Guarapuava. O caso, que teve repercussão nacional e internacional, impulsionou o debate sobre o feminicídio e motivou a criação da lei estadual como forma de preservar a memória de Tatiane e de outras vítimas da violência de gênero no Paraná.
Cidadãos e cidadãs, servidores públicos, organizações da sociedade civil e representantes de instituições públicas e privadas participaram da caminhada. O ato reafirmou o compromisso coletivo com a erradicação do feminicídio e a defesa da vida das mulheres.
A Caminhada do Meio-Dia já integra o calendário do município como um momento de reflexão, resistência e mobilização social.

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Paula, realizou na manhã desta quarta-feira, 23 de julho, mais uma edição da campanha Hiperdia, que integra à ação a temática do Julho Amarelo, mês dedicado à conscientização e prevenção das hepatites virais.
O tempo de espera dos pacientes tornou-se um momento de acolhimento e informação, a equipe de saúde desenvolveu uma programação orientativa voltada ao cuidado integral. Além das rotinas de atendimento aos pacientes hipertensos e diabéticos, com aferição de sinais vitais e coleta de dados antropométricos (peso, altura e circunferência abdominal), os profissionais abordaram a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das hepatites virais.
Durante a ação, a população teve acesso a informações sobre as formas de contágio, prevenção e tratamento da doença, com ênfase na informação que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente vacinas para crianças e adultos, testes rápidos e laboratoriais, bem como o tratamento necessário.
Foram ofertados exames rápidos para detecção das hepatites B e C, além de HIV e sífilis. Cerca de 40 pacientes participaram da ação, que também disponibilizou vacinas, com destaque para a imunização contra a gripe, uma das frentes de trabalho da Atenção Básica neste período.
O Município reforça que a informação é uma ferramenta essencial no combate às doenças silenciosas e convida a população a procurar sua unidade de saúde de referência ou seu Agente Comunitário para mais orientações.

O Município de Guaíra, por meio da Diretoria de Cultura da SEMTEC – Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura, abre mais uma turma de Dança de Salão.
As aulas gratuitas iniciarão no dia 4 de agosto no Espaço de Artes Hope, todas as segundas e quartas-feiras, das 20h30 às 21h30.
O projeto faz parte das ações de valorização cultural e incentivo à convivência comunitária. A proposta visa oferecer à população uma opção de lazer saudável, que contribui para o bem-estar físico e emocional dos participantes. Além de trabalhar ritmo, coordenação motora e postura, a dança de salão também fortalece vínculos sociais, promove a autoestima e favorece a interação entre diferentes gerações.
Para mais informações, inscrições, entre em contato a Diretoria de Cultura em seu novo endereço, na Avenida Francisco Murtinho, nº 413, Vila Velha, ou pelo WhatsApp (44) 3642-9998.

O Município de Guaíra, por meio da Diretoria de Turismo da SEMTEC - Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura, convida toda a população para prestigiar o 1º Encontro de Carros Antigos, que será realizado no dia 21 de setembro, no Centro Náutico Marinas.
O evento é uma realização do grupo Antigos de Fronteira Guaíra-PR, que conta com o apoio do Município de Guaíra e busca reunir apaixonados por veículos clássicos de diversas épocas, a fim de proporcionar um verdadeiro espetáculo para os admiradores de carros antigos.
A programação terá início às 08h00 e contará com praça de alimentação para melhor atender os visitantes e participantes. Os expositores interessados em apresentar seus veículos poderão participar mediante contribuição simbólica de R$ 10,00 + 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a ações sociais no município.
Vale destacar que, para garantir a segurança e o bom andamento do encontro, será proibida a utilização de som automotivo e o uso de churrasqueiras no local.
A Administração Municipal convida todos os guairenses e visitantes da região para prestigiarem este evento inédito na cidade, que além de valorizar a cultura automobilística, promoverá momentos de lazer e integração para as famílias.
Para mais informações, inscrições, entre em contato a Diretoria de Cultura em seu novo endereço, na Avenida Francisco Murtinho, nº 413, Vila Velha, ou pelo WhatsApp (44) 3642-9998.

O Município de Guaíra, por meio da Diretoria de Agropecuária da SEMAIM — Secretaria Municipal de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, torna pública a abertura da Chamada Pública n.º 01/2025, destinada à aquisição de alimentos diretamente de agricultores familiares e demais beneficiários que se enquadrem na Lei n.º 11.326/2006, conforme as diretrizes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), instituído pela Lei n.º 14.628/2023 e regulamentado pelo Decreto n.º 11.802/2023.
A iniciativa será realizada na modalidade Compra com Doação Simultânea, com dispensa de licitação, que visa o fornecimento de gêneros alimentícios para atendimento de demandas sociais e nutricionais de instituições assistenciais do município. O período de vigência do contrato será de 12 meses, contados a partir da assinatura, ou até que seja atingido o limite de fornecimento estabelecido.
O edital prevê a compra de itens como pães caseiros, cucas, bolachas, doces de frutas, mel, legumes, frutas e hortaliças, que totaliza um investimento estimado de R$ 170.000,51. Entre os produtos, destacam-se alimentos tradicionais da agricultura familiar regional, como banana caturra, abacaxi, tangerina ponkan, milho verde e cenoura, além de produtos minimamente processados e caseiros.
As propostas de venda e a documentação de habilitação deverão ser entregues até o dia 18 de setembro de 2025, das 8h às 12h e das 13h30 às 15h30, no Centro Administrativo Municipal (CAM), situado na Av. Thomaz Luiz Zeballos, n.º 2000.
De acordo com a coordenação do programa, serão priorizados os fornecedores locais, devidamente organizados por meio de DAP física ou CAF, e agricultores participantes de programas estaduais de promoção social, cidadania e de desenvolvimento rural, como as unidades de produção familiar assistidas pelo IDR-Paraná. Agricultores de outros municípios poderão participar apenas se não houver oferta suficiente no município para atender à diversidade de produtos exigidos.
A ação fortalece a agricultura familiar local, promove a segurança alimentar e valoriza o trabalho dos pequenos produtores rurais do município, a ação amplia a circulação de renda no meio rural e incentiva práticas sustentáveis.
Para mais informações ou dúvidas relacionadas a pasta da SEMAIM - Secretaria Municipal de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, entre em contato no CAM - Centro Administrativo Municipal de Guaíra, na Avenida Tomas Luiz Zeballos, n.º 2000, Centro, ou pelo telefone (44) 3642-0001 que também é WhatsApp.

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), informa que a Carteira da Pessoa Idosa Paranaense já está disponível. O documento, gratuito, garante os benefícios previstos na Lei Estadual nº 22.162/2024, que assegura gratuidade ou desconto de 50% em passagens de ônibus intermunicipais em linhas regulares convencionais dentro do Paraná.
Quem pode solicitar a carteira:
Pessoas com 65 anos ou mais;
Com renda individual de até dois salários mínimos;
Inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Como emitir:
A emissão ocorre diretamente no site https://carteiradapessoaidosa.paas.pr.gov.br. Para obter o documento, o usuário deve acessar a plataforma, cadastrar o CPF, clicar em “Minha Carteira” e selecionar “Emitir”. A carteira pode ser salva no celular ou impressa.
Uso no embarque:
Para embarcar, é obrigatório apresentar a Carteira da Pessoa Idosa Paranaense juntamente com um documento oficial com foto, impresso ou digital.
Importante:
O CadÚnico precisa estar atualizado para garantir a emissão correta da carteira. Caso ocorra algum problema, o CRAS oferece suporte para atualização ou cadastramento.
Regras para o benefício:
O uso da carteira exige agendamento prévio com a empresa de transporte. Cada viagem oferece:
Duas vagas com gratuidade;
Duas vagas com 50% de desconto.
O benefício vale exclusivamente para viagens intermunicipais dentro do Paraná e não se aplica ao transporte urbano. A carteira pode ser utilizada para viagens de ida e volta, desde que respeitadas as regras estabelecidas.
Atendimento no CRAS:
Pessoas idosas que enfrentarem dificuldades na emissão podem procurar o CRAS. Para agilizar o atendimento, é recomendável levar:
Celular;
CPF;
Senha da conta GOV.BR
E-mail válido.
Mais informações:
Telefone: 0800 141 0001
E-mail: carteiradapessoaidosa@semipi.pr.gov.br
Site: https://carteiradapessoaidosa.paas.pr.gov.br
Atendimento local:
Para quem tem interesse nos serviços, cadastros, atendimentos ou precisa esclarecer dúvidas, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social pelo telefone (44) 3642–8657, ou se dirigir até a sede localizada na Avenida Coronel Otávio Tosta, 34–62, Centro.

O Município de Guaíra, por meio da Diretoria de Educação da Secretaria Municipal de Educação (SMED), informa que estão oficialmente abertas, a partir desta segunda-feira, 21 de julho, as inscrições para participação nas atividades regulares do novo Centro Municipal de Educação Maker. As vagas são destinadas a estudantes da rede municipal com interesse em áreas como games, programação, robótica e tecnologias educacionais.
O Centro, que será inaugurado no dia 01 de agosto, às 08h e representa um dos mais significativos avanços na política educacional do Município, com foco em inovação, criatividade e aprendizagem prática. O espaço permanente será voltado ao desenvolvimento de competências digitais, raciocínio lógico e projetos colaborativos para oferecer um opção de ensino aos alunos com um olhar nos desafios do mundo contemporâneo.
Localizado na Praça do Japão Mitsuaki Shiomi, o prédio que outrora abrigava uma biblioteca pública agora ressurge como um ambiente moderno, inspirado na cultura japonesa e inteiramente dedicado ao pensamento maker. Nele, os estudantes poderão explorar ferramentas, linguagens e tecnologias de forma ativa, imersiva e contínua.
As inscrições seguem até o dia 30 de julho e devem ser realizadas presencialmente na Secretaria Municipal de Educação. As vagas são limitadas e os interessados devem garantir sua participação com antecedência.
Inscrições para o Centro Municipal de Educação Maker
Local: Secretaria Municipal de Educação
Período: de 21 a 30 de julho
Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/Xq1KNQ4BQZWWVqKR9

O Município de Guaíra, por meio da Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura (SEMTEC), divulga oficialmente a programação da 2ª Conferência Municipal de Cultura, que ocorrerá no dia 26 de julho de 2025, a partir das 7h30, no Pavilhão da Colônia Brasileira, localizado no Centro Náutico Marinas. Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, o evento se consolida como um importante espaço de escuta, diálogo e participação social para artistas, agentes culturais, gestores públicos e toda a comunidade guairense.
Durante o evento, serão apresentados o balanço das ações realizadas desde a 1ª Conferência, a posse dos novos membros civis do Conselho Municipal de Política Cultural e as oitivas voltadas ao 2º Ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), iniciativa que busca garantir a continuidade do investimento federal em cultura nos territórios.
A programação contempla momentos de escuta, construção e formação, como a palestra ministrada por Tatyane Ravedutti, que abordará a importância da institucionalização do Sistema Municipal de Cultura, tema essencial para a consolidação de uma política cultural estruturada. Na sequência, os participantes serão convidados ao debate dos eixos temáticos propostos, que abordarão temas como Democracia e Direito à Cultura, Identidade e Patrimônio, Cultura e Desenvolvimento Sustentável, Territorialidade, Economia Criativa, Trabalho e Renda.
Além do conteúdo formativo e deliberativo, a conferência contará com apresentações culturais da Sinfonia das Águas com os Malabares Musicais, que abrilhantarão tanto a abertura quanto o encerramento do encontro. A leitura da ata ao final do evento consolidará as propostas construídas em coletivo, reafirmando o compromisso do Município de Guaíra com a escuta ativa e o planejamento participativo.
Mais informações podem ser obtidas diretamente com a Diretoria de Cultura. O Município convida toda a comunidade cultural e a população em geral a participar ativamente deste momento