Administração de Guaíra atua com foco em modernização, gestão de pessoal e infraestrutura nos 100 primeiros dias de governo

Com uma gestão que destaca o compromisso com a eficiência e a valorização do serviço público, O Município de Guaíra por meio da Secretaria Municipal de Administração (SEADM), apresenta o balanço dos primeiros 100 dias da administração 2025–2028.
Dividida em cinco diretorias, a secretaria mostrou agilidade na execução de projetos estratégicos e planejamento de ações que vão impactar positivamente o funcionamento da máquina pública ao longo da gestão.
A Diretoria de Materiais e Patrimônio teve papel central na organização e regularização de imóveis e bens públicos. Entre os destaques:
Realização de leilão de bens móveis, com veículos da frota municipal;
Solicitação de doação definitiva e regularização do imóvel da Casa Abrigo e segurança jurídica para o serviço;
Regularização de imóveis estratégicos, como o terreno da antiga MAPA (onde será construída a Praça do Idoso), o terreno da COHAPAR no bairro Isaack Vanin, e licenças ambientais para obras do Muro de Arrimo no Rio Paraná.
A Diretoria de Frotas intensificou o monitoramento e a análise do desempenho dos veículos da prefeitura. Um novo sistema de consulta de preços foi implantado para otimizar as compras e reduzir gastos. Além disso, foram realizadas ações de conscientização com os servidores sobre o uso correto dos veículos públicos, ação que reforça a responsabilidade com o patrimônio coletivo.
A Diretoria de Administração e Controle realizou avanços significativos em infraestrutura:
Encaminhou para licitação a construção da nova sala de coleta do Porto;
Deu início ao processo para ampliação da Capela Municipal;
Obteve licenças ambientais para a futura ampliação do Cemitério Central;
Iniciou o estudo de viabilidade para a ampliação do transporte coletivo municipal, com revisão de trajetos e planejamento de execução dos serviços.
A Diretoria de Pessoal destacou-se pela atenção à carreira dos servidores públicos, com medidas importantes como:
Homologação do Concurso 01/2024 e início das convocações;
Encaminhamento de projetos de lei para:
Gratificação para motoristas do transporte escolar (GATE);
Aumento de vagas em cargos-chave, como professores e assistentes administrativos;
Ajustes no auxílio-alimentação, com novo valor de R$ 500,00 para quem recebe até quatro salários mínimos.
Contratação de empresa especializada para revisar o Estatuto Geral, do Magistério e Plano de Cargos e Salários;
Capacitação dos servidores quanto à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
Homologação do Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT).
Por fim, a Diretoria de Compras iniciou os estudos de viabilidade para a reforma e ampliação dos andares do Paço Municipal, além de planejar a construção de um posto centralizado de abastecimento da frota municipal, para otimizar tempo e recursos.
Com uma atuação técnica, ágil e estratégica, a Secretaria Municipal de Administração avança, nestes 100 primeiros dias, com um modelo de gestão voltado à modernização, eficiência e valorização do servidor público. As ações executadas e em andamento estabelecem um alicerce sólido para os próximos anos da administração, o que garante melhores serviços para a população e mais organização para o setor público.