Secretaria de Assistência Social destaca ações dos 100 primeiros dias de gestão

O Município de Guaíra por meio da SEMAS - Secretaria Municipal de Assistência Social destaca ações dos primeiros 100 dias de governo, com foco na cidadania, inclusão social e bem-estar da população em situação de vulnerabilidade.
Com uma equipe de 65 profissionais entre servidores, comissionados, estagiários e colaboradores, a SEMAS tem atuado em frentes diversas, com serviços essenciais e planejamento de ações inovadoras. A estrutura da secretaria é composta pelas diretorias de Gestão do SUAS (DIGS), Proteção Social Básica (DIPSB) e Proteção Social Especial (DIPSEMAC), responsáveis por articular a rede de assistência em diferentes níveis de complexidade.
Nos primeiros três meses de gestão, algumas metas importantes foram iniciadas e concluídas com sucesso. Entre elas, destacam-se:
Manutenção dos serviços do CRAS e CREAS, com atendimento contínuo à população.
Concessão de benefícios suplementares, como auxílio funeral, natalidade e alimentação.
Apoio constante aos Conselhos Municipais e ao Conselho Tutelar, ação que assegura o funcionamento e fortalecimento da participação cidadã.
Manutenção e operação da Casa Abrigo, em fase final de reestruturação com previsão de mudança para novas instalações em até 60 dias.
Diversas metas já estão em curso e mostram um olhar atento da secretaria para demandas estruturais e sociais. Programas voltados à terceira idade, como bailes, oficinas e convivência social, estão em fase de ampliação. Está em análise a criação de uma associação para a terceira idade, que viabilize eventos e captação de recursos próprios.
O atendimento via Cadastro Único (CadÚnico) também foi reforçado, com a previsão de ampliação do quadro técnico. Já no CREAS, foram iniciadas as obras de melhoria estrutural, que visam aprimorar o espaço de atendimento às famílias.
Entre os investimentos prioritários, destaca-se a reforma do prédio do Conselho Tutelar, com investimento de R$ 33 mil para troca da cobertura e restauração das áreas afetadas por infiltrações. Além disso, espaços como o CEACA e o Salão de Múltiplo Uso serão adaptados para melhor receber os projetos da secretaria.
Nos primeiros 100 dias, a SEMAS também deu início ao planejamento de ações estratégicas, como:
Estudo para implantação de equipes volantes permanentes, que facilitarão o acesso aos serviços sociais nas áreas mais distantes.
Modernização do sistema de benefícios por meio do estudo técnico para substituição das cestas básicas pelo cartão voucher alimentação.
Ampliação dos serviços para crianças e adolescentes, com reforço no quadro de orientadores sociais.
O relatório da SEMAS aponta que 57% das metas estão programadas para serem implementadas após os 100 primeiros dias. Entre elas, destacam-se:
Implantação de um CRAS descentralizado e itinerante, voltado a áreas rurais;
Criação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM);
Implantação de serviço de acolhimento a pessoas em situação de rua;
Desenvolvimento de projetos como o Banco de Alimentos, hortas e cozinhas comunitárias;
Construção do Centro Dia para idosos (Creche do Idoso) e de uma piscina semi-olímpica para atividades físicas e terapias da terceira idade.
Com cerca de 20% das metas já concluídas e 13% em andamento, a SEMAS demonstra um ritmo de trabalho firme, mesmo diante dos desafios estruturais e burocráticos.
A expectativa é de que o cumprimento das metas avance ao longo do ano, ações que irão fortalecer Guaíra como um município que valoriza a inclusão, a dignidade e o cuidado com os cidadãos.