Projeto “Plantas Medicinais: Territorialização da Política Nacional – Plante e Colha Saúde” promove curso sobre uso popular de fitoterápicos
.jpg)
Na última sexta-feira, 9 de maio de 2025, agentes comunitárias de saúde, integrantes da Pastoral da Criança e líderes populares da comunidade participaram de um curso sobre plantas medicinais e fitoterápicos de uso popular. A iniciativa faz parte do projeto “Plantas Medicinais: Territorialização da Política Nacional”, promovido pela equipe da SUStentec – Itaipu, em convênio com a Secretaria de Saúde de Guaíra e a Itaipu Binacional.
O projeto se estrutura em três eixos: o uso popular das plantas medicinais, a prescrição de fitoterápicos no SUS e o cultivo das espécies medicinais. Neste primeiro encontro, as atividades focaram no eixo voltado ao uso popular, com o objetivo de disseminar o conhecimento tradicional de forma segura e baseada em boas práticas.
Durante o primeiro módulo do curso, os participantes aprenderam sobre o histórico do uso popular das plantas medicinais, além de orientações sobre o uso racional e a forma correta de preparo, com destaque para os chás. A programação incluiu uma aula prática sobre o preparo do sal de ervas, uma alternativa saudável aos temperos industrializados. Rico em ervas aromáticas e saborosas, o sal de ervas contribui para a redução da ingestão de sódio, com benefícios à saúde, especialmente para pessoas hipertensas.
A iniciativa reforça a importância da valorização dos saberes tradicionais aliados ao cuidado com a saúde e à promoção da qualidade de vida. Interessados em obter mais informações podem acessar a comunidade virtual do projeto.