Notícia

Município de Guaíra recebe visita do Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura do Paraná, para alinhamento de políticas públicas voltadas ao setor pesqueiro

Na manhã desta quinta-feira, 12 de junho de 2025, o Município de Guaíra recebeu em seu gabinete institucional uma visita de cortesia do Superintendente da Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura do Paraná, João Geraldo Barros. O encontro marca mais um passo no diálogo em prol do fortalecimento da atividade pesqueira local.

Durante a reunião, que teve caráter técnico e institucional, foram discutidas pautas fundamentais para o futuro da pesca profissional na região, com destaque para os incentivos estaduais disponíveis, os aspectos legais em vigência e as perspectivas de transição de pescadores profissionais para a atuação como guias de pesca esportiva.

Guaíra, cidade que desde sua origem é referência estadual e nacional na pesca profissional, graças à enorme variedade de espécies que habitam as águas que margeiam seu território, continua com seu protagonismo e vocação para o setor, nesse momento onde a sustentabilidade do rio Paraná também é uma grande preocupação.  O Município luta agora para consolidar-se como a capital da pesca esportiva, onde já existe uma nova matriz econômica que une tradição, turismo, sustentabilidade e geração de renda.

Na conversa com o Superintendente João Geraldo Barros, foi debatida a necessidade de uma legislação clara, moderna e adaptada à realidade da região, especialmente neste momento de transição em que muitos pescadores veem uma nova oportunidade profissional e buscam a migração de sua atuação para atender à crescente demanda pelo turismo de pesca esportiva, atividade em franca expansão na bacia do Rio Paraná.

A visita institucional reafirma a disposição do Município de Guaíra em estabelecer parcerias sólidas com os atores do setor pesqueiro e promover um desenvolvimento equilibrado que uma história, inovação e preservação ambiental.

Galeria

Município de Guaíra
Visualizada 63 vezes
Data de publicação: 13:36 quinta-feira, 12/06/2025
Por: DICSI Fotos: Gabriel Gurjão / Texto: Cintia Marques / Revisão : Cintia Marques


Últimas Notícias