Notícia

Município de Guaíra lança oficialmente a Lei do Selo “Empresa Amiga dos Animais” com evento especial

O Município de Guaíra, por meio por meio da Diretoria de Meio Ambiente em conjunto com o Centro de Controle Animal da Secretaria de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente - SEMAIM, promoveu no dia 25 de julho o evento que marcou o lançamento oficial da Lei do Selo “Empresa Amiga dos Animais”.

O Posto Rodoarte foi a primeira empresa contemplada com a certificação, que recebeu o Selo Ouro após cumprir três ações previstas na Lei Municipal nº 2.371/2024, que consolidou seu compromisso com a causa animal.

A lei estabelece três níveis de condecoração: Bronze, Prata e Ouro. Para obter o selo Bronze, a empresa precisa executar ao menos uma das ações previstas no art. 2º. Para o selo Prata, duas ações. E para o selo Ouro, no mínimo três ações de forma simultânea.

Entre as ações previstas, destaca-se a opção de fornecer água, comida ou abrigo a animais em situação de rua. Nesse caso, o empresário deve seguir normas sanitárias obrigatórias, conforme o § 2º do art. 2º da referida lei, como:

utilizar vasilhas resistentes e de fácil higienização;

manter a limpeza diária dos recipientes com água corrente e detergente neutro;

trocar a ração após 24 horas, mesmo que não consumida;

substituir a água ao menos uma vez ao dia;

manter o entorno limpo, livre de restos de alimentos ou fezes;

instalar os pontos de alimentação em áreas protegidas de sol e chuva;

sempre que possível, utilizar recipientes com tampa ou proteção lateral;

manter registro fotográfico mensal das condições de higiene, disponível para fiscalização.

A instalação dos pontos de alimentação é permitida em frente ao comércio ou à residência do responsável. A colocação nos canteiros centrais é expressamente proibida. Caso ocorra negligência na higienização, o selo poderá ser suspenso, sem prejuízo das sanções previstas na legislação de saúde pública e meio ambiente.

Durante o evento, o empresário do Posto Rodoarte já demonstrou total adesão à proposta. Instalou comedouros e bebedouros, assumiu o compromisso de doar ração regularmente ao Centro de Controle Animal e assinou o termo de responsabilidade exigido pela legislação.

A ação contou ainda com feira de adoção de animais, cadastros para castração e a presença do grupo Vida Animais, que arrecadou fundos com a venda de produtos para cobrir despesas do coletivo.

O prefeito, o vice-prefeito, a vereadora Karina, servidores públicos e moradores participaram da cerimônia. Alguns gatos foram adotados no local e outros receberam visitas no Centro de Controle Animal logo após o evento, e confirmou o impacto da mobilização.

Com o sucesso da iniciativa, Guaíra dá início a uma nova etapa de integração entre o poder público, empresas e sociedade em defesa do bem-estar animal. A expectativa é de que muitas outras empresas se inspirem e recebam seus selos em breve.

Galeria

Município de Guaíra
Visualizada 49 vezes
Data de publicação: 09:26 terça-feira, 29/07/2025
Por: DICSI Fotos: Gabriel Gurjão / Texto: Antonieli Souza / Revisão : Cintia Marques


Últimas Notícias