Secretaria de Saúde reforça cuidados com os idosos em ação saúde realizada na USF Santa Paula

O Município de Guaíra, por intermédio da Secretaria de Saúde e equipe multidisciplinar da Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Paula, realizaram uma Ação Saúde em Estratificação da Pessoa Idosa no sábado, 23 de agosto.
A avaliação multidisciplinar e multidimensional da Pessoa Idosa compõe uma das linhas de cuidado na Atenção Básica, e visa traçar um perfil da população a partir dos 60 anos de idade no município. Com o preenchimento da Caderneta do Idoso, ou o Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional – IVCF-20, a população idosa consegue realizar o melhor acompanhamento das condições clínicas e físicas de sua saúde, como o controle de doenças crônicas e de vulnerabilidade para realizar atividades básicas do dia a dia com autonomia.
Participaram desta campanha 63 idosos, que realizaram o Teste de Snellen (que apura a acuidade visual a certa distância), o Teste de sussurro (que avalia a acuidade auditiva), o Teste de marcha e mobilidade (que avalia a capacidade funcional de locomoção e risco de quedas), além de aferição de sinais vitais e dados antropométricos (pressão arterial, temperatura, peso, altura e circunferências corporais), avaliação odontológica, avaliação do “Pé Diabético” (que busca encontrar lesões de difícil cicatrização) e ainda a realização de exames de eletrocardiograma.
O trabalho de promoção da saúde e prevenção de doenças ainda se concretizou com a administração de 100 doses de vacinas e 240 testes rápidos realizados, que fazem a triagem para doenças como HIV, sífilis, Hepatite B e C.
Após a realização de toda essa estratificação, a equipe traçou um plano de cuidados elaborado, em seguimento ao trabalho. Os pacientes receberam o convite para participar das ações mensais de Hiperdia, que tem por objetivo realizar o acompanhamento periódico de pessoas hipertensas e diabéticas. Aqueles que apresentaram alguma alteração visual detectada no Teste de Snellen foram encaminhados para a fila de oftalmologista e aqueles em que a equipe multidisciplinar identificou fragilidade segundo a escala IVCF-20 foram encaminhados para consulta com médico geriatra.
Com isso, o trabalho realizado mostra a importância do acompanhamento desse extrato da população, com ações amplas para que se atinja a efetividade no cuidado de nossos idosos. A Secretaria Municipal de Saúde parabeniza a equipe pelo empenho realizado em mais essa campanha.