Município de Guaíra celebra o Dia do Professor reconhecendo dedicação e vocação

O Município de Guaíra celebra nesta quarta-feira, 15 de outubro, o Dia do Professor, uma data dedicada a reconhecer a importância desses profissionais na formação de gerações e no desenvolvimento da sociedade.
Atualmente, Guaíra conta com 401 cargos de professores distribuídos entre a rede municipal, com 338 efetivos de 20 horas, 60 efetivos de 40 horas e 3 temporários de 20 horas.
A escolha da data remonta a 15 de outubro de 1827, quando o imperador Dom Pedro I assinou o decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, e estabeleceu a construção de escolas primárias em todas as cidades do país, conhecidas na época como “Escolas de Primeiras Letras”.
No entanto, a comemoração só ganhou forma oficialmente 120 anos depois, em 1947, quando foi criada a Comissão Pró-oficialização do Dia do Professor, que culminou na Lei Estadual nº 174. A primeira celebração ocorreu na cidade de São Paulo e foi liderada pelo educador Salomão Becker, que se destacou por suas frases marcantes:
“Professor é profissão, educador é vocação.”
“Em Educação, não avançar já é retroceder.”
O Dia do Professor foi oficialmente reconhecido como feriado escolar pelo Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963, assinado pelo então presidente João Goulart.
Em Guaíra, o dia representa uma oportunidade para homenagear professores que dedicam suas vidas à formação de crianças, adolescentes e jovens, com estímulo do conhecimento, a cidadania e a construção de um futuro mais sólido e consciente.
O Município reafirma seu compromisso em valorizar e apoiar os professores, e reconhece que o sucesso da educação depende da dedicação, da vocação e do compromisso desses profissionais com a sociedade.