Notícia

Guaíra encerra a campanha “Guaíra por Elas” com roda de conversa sobre enfrentamento à violência contra a mulher

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Diretoria de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, encerrou nesta terça-feira, 25 de novembro de 2025, a campanha “Guaíra por Elas”, alusiva ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. O encontro ocorreu às 15h, na sala de reuniões do CRAS, e reuniu mulheres do grupo reflexivo do CREAS e usuárias atendidas pelos serviços da rede socioassistencial.

O encerramento contou com uma roda de conversa conduzida pela psicóloga convidada, Sra. Tânia Lopes, que abordou as diversas formas de violência contra a mulher, seus impactos emocionais e sociais, além de orientações sobre proteção, denúncia e fortalecimento da autonomia feminina. A condução acolhedora e informativa promoveu um espaço seguro para troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e reflexão coletiva.

Realizada ao longo de novembro, a campanha integrou os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, movimento internacional de mobilização e conscientização. Em Guaíra, a iniciativa envolveu diferentes setores da rede socioassistencial e promoveu ações voltadas à informação, prevenção e apoio às mulheres. O CREAS teve participação central ao incentivar, apoiar e acompanhar cada atividade, que reafirma seu papel essencial no enfrentamento às violações de direitos.

Atividades desenvolvidas durante a campanha

As mobilizações tiveram início em 4 de novembro com a instalação de um memorial simbólico no Parque do Lago Rogério Lourenço, em homenagem às vítimas de feminicídio. O espaço foi criado para estimular a reflexão sobre a urgência de combater o feminicídio e todas as formas de violência que atingem mulheres diariamente. Idosas do Lar São José participaram da montagem do memorial junto à equipe do CREAS, e reforça que o enfrentamento à violência de gênero é uma responsabilidade compartilhada por todas as gerações.

Ao longo do mês, a campanha promoveu rodas de conversa nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em aldeias indígenas, e amplia o diálogo com diferentes comunidades e fortalece o acesso à informação e ao acolhimento. A equipe do CREAS atuou de forma ativa nesses espaços, e contribui com sua experiência técnica no atendimento a situações de risco pessoal e social decorrentes de violações de direitos.

Município de Guaíra
Visualizada 31 vezes
Data de publicação: 15:25 quinta-feira, 27/11/2025
Por: DICSI Fotos: Assessoria / Texto: Antonieli Souza / Revisão: Cintia Marques


Últimas Notícias