Notícia

CUTIA RESGATADA NO AEROPORTO É TRANSLOCADA PARA ÁREA DE PRESERVAÇÃO

O Município de Guaíra, por intermédio do Centro de Controle Animal e da Diretoria de Meio Ambiente da SEMAIM – Secretaria Municipal de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, realizou a translocação de uma cutia (Dasyprocta azarae) encontrada no aeroporto municipal.

No dia 27 de novembro de 2025, servidores do aeroporto acionaram a equipe do Centro de Controle Animal para resgatar um animal preso entre duas paredes, impossibilitado de sair sozinho. A equipe atendeu prontamente ao chamado e efetuou a captura de forma segura.

Após avaliação clínica, constatou-se que o animal era uma cutia saudável, e apresenta excelente escore corporal. Diante disso, os profissionais realizaram sua translocação para uma área de preservação adequada para a espécie.

O médico-veterinário Júlio Cesar Juvenal explicou que a cutia é um roedor nativo da região, com peso e varia entre 3 e 6 kg, que se alimenta principalmente de frutos, sementes e raízes. O profissional relata e trata-se de um importante dispersor de sementes, pois transporta e enterra parte do alimento coletado, e contribui para a regeneração natural das florestas.

O Centro de Controle Animal reforça a importância da preservação da fauna nativa, do respeito ao habitat natural das espécies e da promoção do convívio harmônico entre comunidade e biodiversidade local.

Para solicitações de resgate de animais silvestres ou outras demandas relacionadas ao cuidado animal no município, a população pode procurar o Centro de Controle Animal, localizado na Rua São Vicente, nº 215, Vila Rica (atrás da Vila Naval), ou entrar em contato pelo telefone (44) 3642-9929, que também atende via WhatsApp.

Município de Guaíra
Visualizada 85 vezes
Data de publicação: 16:03 quarta-feira, 03/12/2025
Por: DICSI Vídeo: Assessoria / Texto: Antonieli Souza / Revisão: Cintia Marques


Últimas Notícias