Notícia

Volta às aulas: acolher para recomeçar

O Município de Guaíra, por meio da Diretoria de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, realizou uma reunião com pais e responsáveis de alunos atípicos da rede municipal de ensino, com o objetivo de fortalecer o diálogo, orientar as famílias e preparar um retorno às aulas mais seguro, acolhedor e inclusivo.

Atualmente, o município conta com mais de 400 matrículas de estudantes com algum tipo de transtorno ou deficiência, número que evidencia a importância de ações permanentes de orientação, planejamento e fortalecimento das práticas inclusivas no ambiente escolar.

O encontro teve como foco principal orientar as famílias sobre o retorno às aulas e destacar a importância da rotina e da previsibilidade, estratégias amplamente reconhecidas pela literatura científica como fundamentais para a organização emocional, o desenvolvimento funcional e a adaptação de pessoas com deficiência ou transtornos do neurodesenvolvimento.

Durante a reunião, especialistas compartilharam orientações práticas sobre como estruturar esse retorno de forma gradativa, segura e acolhedora, sempre com respeito as necessidades individuais de cada estudante. As famílias também receberam um material pedagógico específico, elaborado para auxiliar na previsibilidade da rotina escolar, afim de contribuir para a redução da ansiedade e para uma adaptação mais positiva ao ambiente educacional.

O cuidado, no entanto, não se restringe às famílias. Nas unidades escolares, os professores da rede municipal são acompanhados e orientados quanto às práticas inclusivas, afim de promover uma educação mais equitativa. Na próxima terça-feira, durante o dia de formação docente, os profissionais da educação receberão orientações específicas de um especialista da área clínica, que abordará como os transtornos e deficiências impactam o processo de aprendizagem e de que forma agir, acolher e intervir no cotidiano escolar.

Galeria

Município de Guaíra
Visualizada 91 vezes
Data de publicação: 16:42 sexta-feira, 30/01/2026
Por: DICSI: Foto e Revisão: Lindomar Vantelino / Texto: Assessoria


Últimas Notícias