Notícia

Oficina de Compostagem Doméstica fortalece educação ambiental e práticas sustentáveis em Guaíra

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente (SEMAIM), por intermédio da Diretoria de Meio Ambiente e da Educação Ambiental, realizou na última terça-feira, 23 de junho de 2026, a Oficina de Compostagem Doméstica, uma importante ação voltada à conscientização ambiental e à promoção de práticas sustentáveis junto à comunidade.

A capacitação foi ministrada pela oficineira Jaqueline Vanelli e contou com carga horária de oito horas, dividida em atividades teóricas e práticas. Durante a etapa teórica, realizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), os participantes receberam orientações sobre os princípios da compostagem, os benefícios do reaproveitamento de resíduos orgânicos e a importância da redução do volume de resíduos encaminhados aos aterros sanitários.

Na sequência, a parte prática ocorreu nas dependências do Colégio Estadual Cívico-Militar Jardim Zeballos, onde os participantes puderam aprender, na prática, técnicas de montagem e manejo de composteiras domésticas. A atividade demonstrou que a compostagem é uma alternativa simples, acessível e eficiente para transformar resíduos orgânicos em adubo natural, que pode ser aplicada em residências, escolas e instituições.

A oficina foi promovida pela SEMAIM – Educação Ambiental, em parceria com o Convênio Linha Ecológica, a Itaipu Binacional e o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, instituições que têm desempenhado papel fundamental no fortalecimento das ações de sustentabilidade e preservação ambiental na região.

O evento reuniu representantes das escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), membros da Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR), alunos do Colégio Jardim Zeballos, servidores do Horto Municipal e integrantes da comunidade em geral. Também participaram representantes das instituições Adam Henrique Petry, Erik Andersen, Mario Calmon Eppinghaus, Maria de Lourdes, Arthur da Costa e Silva, Rita Ana de Cássia, Sebastião Camarini e Samuel Benck.

Além de incentivar a destinação adequada dos resíduos orgânicos, a iniciativa teve como objetivo contribuir para a redução da quantidade de resíduos encaminhados ao aterro sanitário, fomentar a economia circular, estimular a produção de adubo orgânico de forma natural e fortalecer a cultura da responsabilidade ambiental entre os cidadãos.

A ação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente aqueles relacionados ao consumo e produção responsáveis, às cidades sustentáveis e ao enfrentamento das mudanças climáticas.

A SEMAIM agradeceu de forma especial ao Colégio Estadual Cívico-Militar Jardim Zeballos pela parceria e pela disponibilização do espaço para as atividades práticas, bem como ao Maxx Atacadista pela doação de toda a matéria orgânica utilizada durante a oficina, que contribuiu diretamente para o sucesso da ação.

Para mais informações ou dúvidas relacionadas a pasta da SEMAIM - Secretaria Municipal de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, entre em contato no CAM - Centro Administrativo Municipal de Guaíra, na Avenida Tomas Luiz Zeballos, n.º 2000, Centro, ou pelo telefone (44) 3642-0001 que também é WhatsApp.

Município de Guaíra
Visualizada 72 vezes
Data de publicação: 15:25 quarta-feira, 24/06/2026
Por: DICSI: Texto e Foto: Lindomar Vantelino / Revisão: Cintia Marques


Últimas Notícias