EMTP apresenta projeto “Fala Futuro: o Protagonismo é Seu!” a diretores da rede estadual
Iniciativa fortalece a orientação profissional, o protagonismo juvenil e amplia a parceria entre o Município de Guaíra e as instituições de ensino.
O Município de Guaíra, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (SEDE), por meio da Escola Municipal Técnica e Profissionalizante (EMTP), apresentou, na quarta-feira (24), o projeto "Fala Futuro: o Protagonismo é Seu!", iniciativa destinada ao fortalecimento do protagonismo juvenil, da orientação profissional e da construção de perspectivas para o futuro dos estudantes.
A reunião ocorreu nas dependências da EMTP e reuniu o prefeito municipal, Gileade Gabriel Osti, o chefe de gabinete, Gustavo Henrique Reis Sabior, a representante do Núcleo Regional de Educação, Rosimari Ferracioli Cancio, a diretora da EMTP, Franciele Danelon, o psicólogo da instituição, Kevin Willi Ribeiro, além dos diretores dos colégios estaduais de Guaíra.
Durante o encontro, a equipe técnica apresentou os objetivos, a metodologia e as ações previstas para o projeto. A proposta incentiva o estudante a assumir papel ativo na própria formação, com foco na autonomia, na elaboração do projeto de vida e no planejamento da carreira profissional.
A diretora da EMTP, Franciele Danelon, destacou que a iniciativa representa mais um instrumento de incentivo ao protagonismo estudantil e aproxima os jovens das oportunidades de qualificação profissional e de inserção no mercado de trabalho.
O prefeito Gileade Gabriel Osti reafirmou o compromisso da administração municipal com a educação e a formação da juventude. Para a gestão municipal, o investimento nos jovens reflete diretamente no desenvolvimento econômico, social e humano de Guaíra.
O psicólogo Kevin Willi Ribeiro apresentou aspectos relacionados ao desenvolvimento socioemocional dos estudantes e enfatizou a importância de espaços destinados à escuta, à reflexão e à construção de projetos de vida capazes de fortalecer a autonomia, a confiança e a capacidade de tomada de decisões.
Além das atividades voltadas aos estudantes, o projeto contempla a capacitação de gestores escolares para a aplicação de práticas educacionais que coloquem o aluno no centro da formação integral. Entre os temas previstos estão Projeto de Vida, Liderança e Participação Estudantil e Gestão Colaborativa, com incentivo à ampliação da participação dos estudantes nos processos de planejamento das instituições de ensino.
A metodologia proposta inclui atividades de autoconhecimento, planejamento de carreira, inteligência emocional e definição de metas de curto, médio e longo prazo. O projeto também incentiva práticas de escuta ativa, rodas de conversa e estratégias que ampliem a participação dos alunos na rotina escolar.
A apresentação marcou o início das articulações para a implantação do projeto junto aos estudantes da rede estadual e reforçou a parceria entre o Município de Guaíra, as instituições de ensino e os diversos profissionais envolvidos na formação das novas gerações. A iniciativa integra a política municipal de incentivo à qualificação, ao desenvolvimento humano e à preparação da juventude para os desafios acadêmicos, profissionais e sociais.