A Unidade Municipal de Cadastramento (UMC) é um órgão subordinado ao município e vinculado tecnicamente ao INCRA, através de um Termo de Cooperação Técnica, celebrado entre o Município de Guaíra e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária-INCRA. O UMC tem como rotina a execução dos serviços de recadastramento de propriedades rurais; pedidos de cancelamentos de imóveis pendentes; requerimento de certidão de cadastros e comprovação do imóvel ao INSS para a aposentadoria de produtores rurais; emissão de segunda via do CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural).O objetivo é desenvolver ações de manutenção do Sistema Nacional de Cadastro Rural, com a prestação de informações e formulários aos interessados sobre quaisquer questões relacionadas ao cadastramento de imóveis rurais, bem como disciplinar o acesso “on-line”, através de senha específica, para consulta, transcrição de formulários e emissão de Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR).Através da portaria 077/2013, Danusa Verona, diretora do Departamento de Fiscalização, ficou responsável pela manutenção do cadastro. “Em breve teremos o serviço para consulta no site do município. Quem quiser mais informações, pode entrar em contato no Paço Municipal, ou pelo telefone 3642 9953”, afirmou.