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Dnit se compromete a fazer projeto do contorno rodoviário de Guaíra

[caption id=\"attachment_2689\" align=\"alignleft\" width=\"300\"]\"Reunião Reunião contou com a presença de autoridades, lideranças do estado e representantes políticos de toda a região[/caption]Importantes projetos de desenvolvimento regional foram debatidos nesta tarde (quinta-feira, 11 de abril) durante uma audiência pública no Paço Municipal.O encontro organizado pela Prefeitura de Guaíra contou com a presença de representantes do Dnit, DER, Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística e lideranças políticas de Guaíra e região.O prefeito Fabian Vendruscolo abriu a reunião comentando sobre a necessidade de viabilização do contorno rodoviário que dá acesso à ponte Ayrton Senna. “Há oito anos o governo do estado quase construiu o contorno. Na época, alguns empresários da cidade acharam que o projeto seria prejudicial ao município, já que existem muitos comércios no entorno das avenidas por onde o fluxo das BRs 272 e 163 passa. Em pouco tempo tivemos um grande crescimento de Salto del Guairá/PY e então o intenso fluxo passou a ser um problema. Hoje o contorno é a solução para este problema”, afirma.Fabian destacou ainda que Guaíra é o portal de entrada e saída de produtos via Sul/Norte e Oeste. O mandatário explicou que é preciso que o Governo Federal e o Governo do Estado entrem num acordo para ver quem vai assumir a responsabilidade pela ponte e que Guaíra tem grandes chances de ser um polo logístico num futuro próximo, não podendo mais ser um ponto de estrangulamento de trânsito. “O projeto de plataforma intermodal é o nosso maior projeto de desenvolvimento e envolve muitos municípios. Não é exagero dizer que ele é um projeto de interesse nacional e até internacional, já que há a possibilidade de integração com o Paraguai. A ferrovia que viria do Mato Grosso do Sul, passando por Guaíra e Cascavel hoje é alvo de estudo de viabilidade técnica pela EPL (Empresa de Planejamento e Logística S.A.) e a hidrovia Paraná-Tietê está sendo estudada pelos órgãos Ebei (Empresa Brasileira de Engenharia e Infraestrutura), Dzeta Engenharia e Hidrotopo Consultoria e Projetos LTDA. A Ahrana (Administração da Hidrovia do Paraná) é hoje uma defensora da hidrovia neste trecho e nós já temos uma área para a construção de um porto intermodal, que fica inclusive estrategicamente nas proximidades do aeroporto”, explica.Antes de encerrar sua apresentação, Vendruscolo salientou que o município já se sacrificou no passado para grandes projetos federais e que nunca teve o reconhecimento que merece e precisa. “Há trinta anos perdemos as Sete Quedas e nunca recebemos investimentos à altura. Infelizmente, a verdade é que todas as nossas reivindicações esbarram em ‘não’”.Àrea de interesseO deputado estadual Elton Welter destacou que as obras de contorno rodoviário são de interesse nacional, dado à importância deste trecho de fronteira para a economia. O parlamentar também chamou a atenção para o número de veículos que transita pela ponte, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal. “Os números são expressivos: mais de 20 mil veículos por dia em época de pico. Estive em Brasília pessoalmente apresentando a necessidade do contorno e o diretor-geral Jorge Fraxe viu com bons olhos o projeto”, afirma.Governo do EstadoA coordenadora do sistema rodoviário da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, Rejane Karam, afirmou que é do interesse do governo a construção do contorno, inclusive porque estrategicamente isso pode colaborar para que o projeto intermodal tenha ainda mais força. “O governo do Paraná vê com bons olhos esse investimento do Governo Federal. Guaíra merece. A região merece. Isso pode inclusive nos fortalecer na estratégia de mostrar a importância da região quanto ao processo de consolidação do Porto Multimodal, projeto que o governo do estado defende e que inclusive está sendo algo de uma carta consulta junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento)”, destacou. A carta consulta é um documento que descreve ações e custos previstos na execução de projetos que buscam recursos externos.Rejane também falou da dificuldade do governo em tomar conta da ponte Ayrton Senna. “Acho que o Governo Federal precisa mesmo assumir a ponte, mesmo porque ela liga dois estados e uma fronteira internacional. O governo do estado não está dando conta da importância dessa ponte, temos dificuldades. Inclusive foi realizada uma vistoria recentemente. Não tivemos acesso ao teor do relatório, mas sabemos que existem não-conformidade técnicas. Uma delas é a iluminação”, frisou.GarantiaO superintendente regional do Dnit no Estado do Paraná, José da Silva Tiago, destacou as obras na BR 163 e que Guaíra precisa se articular politicamente para receber mais benefícios. “A BR 163 estava num estado deplorável neste trecho de Guaíra a Marechal Cândido Rondon. Investimos pesado e hoje a realidade é outra. Agora, tem que se articular para buscar mais. Este trecho merece ser duplicado. Os trabalhos que realizamos não inviabilizam uma proposta de duplicação”, provocou.Sobre o contorno, Tiago foi mais incisivo. “Vou me comprometer. Vamos começar o projeto executivo. Temos que fazer um projeto decente, que respeite o plano diretor do município, que leve em consideração as áreas de expansão da cidade, que tenha duas pistas. Temos que pensar grande, pensar à frente. Não adianta fazer um projeto para a realidade agora, sabemos que as rodovias são vetores de expansão. Esse projeto eu vou buscar e talvez possamos licitá-lo em 60 dias. Apoio técnico vocês terão em mãos. É um compromisso. Aí os recursos eu deixo para os nossos deputados”, disse.Antes de concluir, Tiago mencionou também a possibilidade de estabelecer um diálogo com o Ministério dos Transportes sobre o caso da ponte Ayrton Senna. Segundo ele, a ideia é assumir o controle da ponte e imediatamente fazer concessão de uso.Ministérios dos TransportesOntem, o deputado federal Zeca Dirceu esteve reunido com o novo ministro dos Transportes, Cesar Borges. Dirceu destacou a importância da BR 163 e citou o problema do fluxo na região de Guaíra. “A BR 163 é muito importante para o desenvolvimento do Paraná. Quando mostrei os gráficos da produção agrícola da região, o ministro ficou espantado. Ele me afirmou que o Dnit já está fazendo estudos no local para que as melhorias continuem sendo executadas”, disse.[gallery ids=\"2688,2689,2690\"]

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Município de Guaíra
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Data de publicação: 11/04/2013


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