UPA será inaugurada nesta sexta; saiba o que isso significa na prática

O Município de Guaírainaugura nesta sexta, às 11h, sua Unidade de Pronto Atendimento 24 horas. O novo espaço, disponível para apopulação a partir de segunda-feira (06), é a maior conquista da saúde dahistória do município em termos de investimento. Foram quase 3 milhões entreobra e equipamentos.
A unidade contará com 2médicos de plantão e é do Porte 1,ou seja, tem capacidade de atendimento de 50 a 150 pacientes/dia, no mínimodois médicos por plantão, sendo um pediatra e um clínico geral, 6 leitos deobservação, além de oferecer estrutura simplificada, com raio-X,eletrocardiografia, pediatria e laboratório de exames.
Mas é preciso entendercomo funcionará o novo espaço, já que ele é bem específico. ?Atendemos medianteo protocolo de Manchester, que classifica o grau de urgência para oatendimento. A população vai precisar entender esse processo?, reforça MarcosRigolon, secretário de Saúde.
A UPA é um serviçointermediário entre a atenção básica (ESF/UBS) e as unidades hospitalares.Trata-se de uma unidade de saúde que funciona em horário integral, inclusivenos fins de semana. É um novo modelo de atendimento, um novo conceito em saúde.A unidade está equipada para atender os usuários em necessidades de prontoatendimento e qualquer situação de emergência.
?A UPA tem consultóriosde clínica médica, serviços de laboratório e raio-x. Também conta comleitos de observação para adultos e crianças, salas de medicação, nebulização,ortopedia e uma sala de emergência, para estabilizar os pacientes mais gravesaté serem levados a um hospital. A UPA 24 horas também está preparada pararealizar pequenas suturas, mas não fará consultas regulares. Isso continuarásendo feito pelas unidades básicas de saúde?, detalha José Gonçalves Dias Neto,servidor de carreira da secretaria.
Para viabilizar todo estenovo conceito de atendimento, os servidores passaram por intensos treinamentosnas últimas semanas.
A dobradinha UPA-SAMUtambém tem sido fundamental. Graças a essa parceria, todo o treinamento temsido realizado com o pessoal do Samu, que organizou um processo seletivo e vaigarantir os médicos e servidores. O modelo é pioneiro e já começa a ser copiadoem outros municípios.
Não por acaso, a base doSamu foi edificada ao lado da UPA, e também será inaugurada nesta sexta. A base guairense conta até com heliponto.?Nossa região conta com um helicóptero exclusivo para o transporte aéreo depacientes em estado grave. A média de voo de Cascavel até aqui é de 35 minutos.Somos a única região que dispomos dessa aeronave exclusivamente, até na regiãoda capital eles compartilham com outros órgãos, como a polícia. O helicópterojá ajudou a salvar várias pessoas em Guaíra?, comemora Rigolon.
Enfim, os cidadãosprecisam conhecer a função da UPA para utilizar o serviço sempre quenecessário, de forma adequada.
Então elaboramos umpequeno guia para informação.
COMPETÊNCIASDA UPA
I - Urgência e emergênciatraumáticas e não traumáticas
II - Realização de exameslaboratoriais, eletrocardiográficos e radiológicos para diagnosticar situaçõesde urgência e emergência
III - Distribuição demedicamentos para que o paciente realize o tratamento domiciliar em situaçõesde urgência
IV - Apoio ao atendimentode unidades móveis do Corpo de Bombeiros como referência para pacientes comemergências, que possam lá ser resolvidas no local, ou apoio médico a unidadesbásicas ou intermediárias
V - Realização dotransporte de enfermos que lá tenham recebido seu primeiro atendimento
VI - Estabilizarpacientes com emergências, removendo-os imediatamente após regulação para ohospital de referência
NÃO É COMPETÊNCIA DASUPAS
I - Consultas médicas desegmento ou ambulatoriais
II - Abrigo de indigentese pessoas que não apresentam alguma urgência médica
III - Realização deexames eletivos
IV - Troca de curativos
V - Revisão de suturas eretirada de pontos
VI - Realização eletivade exames laboratoriais
VII - Internação depacientes
VIII - Realização deprocedimentos cirúrgicos
IX - Distribuição demedicamentos de uso crônico
X - Realização deprocedimentos eletivos médicos ou odontológicos
SAIBAMAIS
Oque acontece a partir a entrada de um paciente na UPA 24 horas?
Se for um caso grave, opaciente entrará direto na sala de emergência, onde receberá o atendimentonecessário até que seu quadro clínico seja estabilizado e ele possa serremovido para um hospital. Todos os demais pacientes deverão se dirigir à recepçãoda UPA 24 horas, onde serão atendidos não por ordem de chegada, e sim conformea gravidade do caso. Quem faz esta triagem, chamada de classificação de risco,são profissionais de saúde qualificados e treinados. Ninguém sairá da UPA 24horas sem ser atendido.
Porque a UPA 24 horas ajuda a reduzir o movimento nas emergências dos hospitais?
A UPA 24 horas diminui onúmero de pacientes na fila dos hospitais porque tem condições de resolvermuitos problemas de saúde que levam as pessoas a procurar as emergênciashospitalares. Sete em cada dês pacientes que chegam aos hospitais não são casosde emergência e acabam superlotando essas unidades. Estes casos são tãoimportantes quanto os mais graves, podem e devem ser atendidos na UPA 24 horase encaminhados para unidades básicas para segmento de tratamento. Na UPA, vamosatender, por exemplo, pessoas com febre, mal estar, crises de pressão alta ediabetes.
OBJETIVOS
A UPA é uma estrutura quebusca contribuir para a melhoria dos serviços de Saúde oferecidos à população.São objetivos da UPA:
1- Reduzir a procurapelas emergências hospitalares por pacientes com casos de urgência de baixa emédia complexidade.
2- Garantir acessoda população o atendimento de urgência, inclusive com exames laboratoriais eradiológicos.
3- Fazer atendimentopré-hospitalar de urgência e emergência de qualidade e resolutivo à população.
4- O primeiroatendimento rápido, estabilização e observação de pacientes por períodos de até24 horas, de acordo com a classificação de risco, antes de sua remoção para otratamento definitivo ou liberação para acompanhamento ambulatorial.
5- Apontar odirecionamento para os hospitais da rede, pela Central de Regulação de Vagasdos casos com necessidades de internação.
6- Encaminhar osenfermos que realmente necessitam de cuidados hospitalares.
7- Realizar osistema de atendimento pré-hospitalar móvel servindo como referência de casoscom menos complexidade que necessitem de observação ou de procedimentoscirúrgicos de urgência e emergência ambulatoriais.