Parceria entre Itaipu e Secretaria de Ação Social garante capacitação a grupo de catadores

Com foco na construção de estratégias para a gestão de resíduos recicláveis, os catadores puderam conhecer os elementos necessários para a implementação dos "objetivos para o desenvolvimento sustentável, agenda que prevê ações até 2030".
A oficina teve como responsável Norma Hofstaetter Barros, educadora ambiental do convênio do Conselho dos Municípios Lindeiros, programa Cultivando Água Boa, da Itaipu.
Na oportunidade, os catadores identificaram uma série de avanços que a classe precisa ter, como mais carrinhos, equipamentos de reciclagem, mais colaboração por parte dos moradores e mais apoio de órgãos públicos.
Os catadores também reclamaram por mais divulgação por parte dos veículos de comunicação e elencaram uma série de aquisições para a melhoria da qualidade de vida deles.
A principal proposta é a adquirir maquinários, como empilhadeira, prensa e esteira para conduzir os recicláveis.
Segundo o secretário Almir Bueno, a classe terá um olhar especial por parte do governo municipal, pois o assunto é de interesse coletivo.
Para Pedro Barbosa, agente de reciclagem e membro da associação, a proposta foi enriquecedora. "Como participante da associação estou de pleno acordo com mais reuniões assim. Aprendemos muito", disse.