Guairenses vão a Curitiba em busca de intercâmbio na área de educação inclusiva

A secretária de Educação e Cultura, Franciele de Lima Danelon Jesus, a psicóloga Naíra Frutos González e a coordenadora de Educação Especial, Elianara Falci, estiveram em Curitiba buscando modelos e troca de experiências no campo da educação inclusiva.
No dia 18 de julho, elas visitaram a Editora Positivo para tratar sobre materiais pedagógicos e cursos de capacitação para professores da rede municipal de ensino.
Elas também aproveitaram visitar a ASID (Ação Social para Igualdade das Diferenças), entidade sem fins lucrativos que une empresas, voluntários e instituições e pessoas com deficiência.
No dia 19 foi a vez de visitar a AAMPARA (Associação de Atendimentos e Apoio ao Autismo), instituição que proporciona atendimento adequado e visa a melhor qualidade de vida às pessoas com autismo, apoiando as famílias no cuidado com o autista e fortalecendo o vínculo e convivência na sociedade. Fundada em 2006, contam com profissionais especializados que contribuem de forma voluntária, nas intervenções.
Franciele, Elianara e Naíra ainda estiveram na Secretaria de Educação de Curitiba, no Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado, onde foram recebidas por Gislaine Coimbra Budel, autora do livro "Mediação da Aprendizagem na Educação Especial.
Gislaine apresentou as formas de organização e atuação da rede de inclusão de Curitiba. Por sua vez, Elianara Falci destacou a busca em promover desenvolvimentos nas intervenções às crianças com deficiências e/ou necessidades educacionais especiais.
A Secretária de Educação Franciele de Lima Danelon Jesus apresentou os projetos e o novo organograma da Educação Especial que está sendo implantado pela Secretaria de Educação de Guaíra.
Segundo a secretária, Guaíra tem acompanhado tendências. "Ficamos seguros e realizados ao saber que nossas atuações e planejamentos cruzam com a qualidade de ensino da capital, pois muitas das ações da educação especial já realizadas em nosso munícipio também são aplicadas pela a rede inclusiva de Curitiba", afirmou.
"Buscamos com essas visitas técnicas algumas referências para assim lidarmos de forma segura com os desafios constantes. O objetivo é colocar em prática uma educação cada vez mais inclusiva", comentou Elianara.
A próxima visita deve acontecer em breve. A agenda inclui agora o Centro Municipal Atendimentos Educacionais Especializados, espaço que fortalece o tratamento de forma multidisciplinar em Curitiba.
Texto Cristian Aguazo