Campanha de vacina contra o câncer será realizada neste dia 19 de agosto na sala de vacinas central

A Secretaria de Saúde informa que no dia 19 de agosto haverá uma Campanha De Vacinação contra vírus HPV. A vacina já é disponível nas Unidades Básicas de Saúde da Família e Sala de Vacinas Central durante a semana pois faz parte do calendário básico de vacinação, mas neste dia 19 de agosto será aberto a sala de vacinas central, no horário das 8:00 ás 17:00 horas, estando disponível para meninas de 9 à 14 anos e meninos de 11 à 14 anos, todos devem comparecer com o cartão do SUS e carteira de vacinação.
A Coordenadora da Atenção Primária, enfermeira Simone Mickos, informa que durante a semana do dia 14 à 18 de agosto serão realizadas reuniões junto as escolas/pais e professores para orientação sobre as doenças que a vacina previne, sendo que a principal o câncer de colo de útero, pedimos a população que procure uma unidade de saúde para dúvidas e orientações sobre a vacina e seus benefícios para a saúde.
HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus. O nome HPV é uma sigla inglesa para "Papiloma vírus humano" e cada tipo de HPV pode causar verrugas em diferentes partes do corpo.
O HPV é um vírus que se transmite no contato pele com pele, por isso pode ser considerado uma doença sexualmente transmissível. No primeiro contato sexual 1 em cada 10 meninas chega a entrar em contato com o vírus. Conforme o tempo passa, entre 80 e 90% da população já entrou em contato com o vírus alguma vez na vida, mesmo que não tenha desenvolvido lesão. Mas é importante lembrar que mais de 90% das pessoas conseguem eliminar o vírus do organismo naturalmente, sem ter manifestações clínicas.
O vírus pode ser transmitido mesmo quando a pessoa não percebe ter os sintomas. Outro ponto sobre o HPV é que apesar de os sintomas normalmente se manifestarem após entre dois e oito meses da infecção, ele pode ficar encubado, ou seja, presente no organismo, mas sem se manifestar, por até 20 anos. Por isso é praticamente impossível saber quando ou como a pessoa foi infectada pelo HPV.
O principal sintoma do HPV é o surgimento de verrugas ou lesões na pele, normalmente uma manchinha branca ou acastanhada que coça. Muitas vezes, no entanto, a lesão pode não ser visível a olho nu, aparecendo em exames como colposcopia, vulvoscopia e peniscopia.
Estudos indicam que 100% das mulheres infectadas pelo vírus HPV desenvolveram câncer de colo de útero, 90% câncer de ânus, 50% câncer de pênis e 70% câncer de vagina, dentre outros problemas relacionados a saúde.
Texto Cristian Aguazo