Encerrando as comemorações dos 66 anos de aniversário de Guaíra, a Secretaria de Saúde presenteia ao guairenses com uma grande novidade: a inauguração da unidade Materno-Infantil Dr. Paulo Celinski.
A inauguração da obra será realizada no dia 28 de novembro, às 16h. Com uma estrutura montada especialmente para as crianças.
A Materno-Infantil nasceu com o objetivo de suprir a carência de serviços para o público infantil e, consequentemente, suas mamães.
A solenidade contará com a presença de autoridades e também da senhora Ilda Furlanetto Celinski, viúva do médico Paulo Celinski, que faleceu no ano passado aos 64 anos, vítima de câncer. Natural de Curitiba, Celinski chegou a Guaíra nos anos 70 como médico do Hospital São Paulo. Também foi médico atuante no setor público, tendo realizado mais de 11 mil partos e cesárias.
De acordo com o prefeito Heraldo Trento, "a homenagem é justa e emblemática". A opinião é compartilhada pelo secretário de Saúde, Marcos Rigolon. "Metade desta cidade praticamente veio ao mundo pelas mãos do Paulo", brinca. "Sentimos muito a falta dele, mas seu legado e exemplo continuam conosco. Esta homenagem busca eternizá-lo como grande médico e cidadão guairense", conclui.
A Unidade Materno-Infantil está localizada na praça João XXIII, centro, ao lado da Unidade Central de Saúde.
Texto Cristian Aguazo