Notícia

Surto de conjuntivite na região também atingiu Guaíra


Sabe aquela sensação de ter os olhos queimando e lacrimejando, com coceira frequente? É sinal de conjuntivite, que tem aumento de cerca de 40% dos casos no verão.


Este verão, em especial, houve um aumento significativo de casos em toda a região. Ao menos seis cidades do noroeste do Paraná enfrentaram surto de conjuntivite, de acordo com um levantamento das Regionais de Saúde de Cianorte e de Paranavaí. Esses municípios somam 1,4 mil casos da doença, do início de março até o dia 26.


No Rio de Janeiro, os casos foram superlativos também. Em Minas Gerais, 48 surtos foram identificados.


O surto em Cianorte, aqui no Paraná, fez com que acabasse todo o estoque de colírios das farmácias da cidade. Foram registrados 811 casos de conjuntivite somente neste município. Em Paranaguá foram 13 mil casos registrados, um número surpreendente.


Guaíra não fugiu à tendência. O médico Tiago Canali conta que identificou vários casos em seus atendimentos, inclusive no estado vizinho de Mato Grosso do Sul, onde também atua. "Constatei vários casos clinicando e mesmo conversando com amigos. O verão é a época propícia para um maior contágio da conjuntivite. É algo sazonal", explica.


Tiago também explicou que existem basicamente três tipos de conjuntivite: a viral, altamente contagiosa, mas de rápido tratamento, a alérgica, e a bacteriana, um pouco mais agressiva. Por isso, segundo ele, é sempre bom evitar a automedicação e procurar um médico.


A conjuntivite alérgica acontece quando os olhos entram em contato com alguma substância que irrita os olhos. As substâncias que mais causam a reação alérgica aos olhos são: pó, pólen, mofo, pelos de animal, entre outros. Esse tipo de conjuntivite não é transmissível.


O vice-prefeito Valberto Paixão da Silva foi uma das vítimas do pequeno surto, por assim dizer, de conjuntivite na cidade. Contraiu a do tipo viral. Contudo, seguiu o tratamento e logo recuperou-se do incômodo.


Com a chegada do outono e a proximidade do inverno, a tendência é que a conjuntivite seja cada vez menos presente. Em todo caso, é sempre bom saber mais sobre a doença e se prevenir.

SAIBA MAIS

O QUE É?

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, a membrana fina e transparente que reveste a parte branca dos olhos e o interior das pálpebras. Além da conjuntivite viral, existe a tóxica ou alérgica, que é causada pela penetração de filtro solar, maquiagem e outros cosméticos nos olhos

SINTOMAS

Olhos avermelhados e lacrimejantes
Sensação de corpo estranho ou areia no olho
Coceira
Inchaço nas pálpebras
Desconforto com a claridade


TRATAMENTO

No caso de aparecerem os sintomas, é imprescindível procurar um médico

Em geral, é indicado o uso de colírio anti-inflamatório

Compressas de água gelada também são recomendadas para aliviar os sintomas


Galeria

Município de Guaíra
Visualizada 946 vezes
Data de publicação: 03/04/2018


Últimas Notícias