Notícia

Falta uma semana! Vem aí a Festa das Nações com Fronteira do Leite e Exposição Comercial


Leve três pague 1. Ou nem pague, apenas usufrua. A festa mais popular de Guaíra é gratuita e hoje tem três faces: Não dá mais para dissociar Festa das Nações de suas novas facetas, que são a Fronteira do Leite e a Exposição Comercial e Industrial de Guaíra.


A 42ª edição da Festa das Nações apresenta este ano Mariana e Matheus (27), Pedro Henrique & Fernando (28), Di Paullo e Paulino (29) e Manutti (30) farão os principais shows. Os shows, como nos outros anos, são gratuitos: apenas é necessário pagar estacionamento. A taxa deste ano acompanha a tabela de 2017; 20 reais para carros e 10 para motos. O dinheiro arrecadado com as taxas será dividido entre todas as entidades.

Lar São José (asilo), Casa da Sopa, APMI, Associação Guairense de Pessoas Com Deficiências Vida Nova, Pastoral da Criança, Hospital AssisteGuaíra e Pestalozzi arrecadam também com as barracas do anfiteatro.


Isto é: ao jantar ou comprar uma bebida nas barracas, o cidadão está ajudando indiretamente cada uma das 7 entidades.


A barraca Alemã é responsabilidade da Casa da Sopa. A Italiana pertence ao Lar São José. A Paraguaia está sendo administrada pela Associação dos Guairense de Pessoas Com Deficiências Vida Nova (Ágape Viva). A Brasileira pertence à Associação Pestalozzi. A Japonesa, por sua vez, repassa dinheiro ao Hospital AssisteGuaíra. A Portuguesa é responsabilidade da Pastoral da Criança e a APMI toca a barraca Árabe. Todas estas entidades dependem do dinheiro levantado durante os 5 dias da Festa das Nações.


Mas nem só de gastronomia, música e artes vive a festa. Hoje, ela é uma grande vitrine para setores que movimentam nossa economia e emprestam credibilidade à cidade.


A prestação de serviços e nossa pujante produção agropecuária dão outro tom à Festa das Nações. Na verdade, a Fronteira do Leite é um show à parte dentro da programação da Festa das Nações.


Apenas em sua quarta edição, a feira que expõe o potencial da bacia leiteira da fronteira adquire a cada ano mais importância e cresce rapidamente.


Crescimento que, segundo Cid Clay Gabarão, um dos organizadores da feira, é sobretudo de ordem qualitativa. "Aumentamos o número de animais, mas o mais interessante é a qualidade. Na parte de ovinos e caprinos a qualidade melhorou. Na parte do leite, os animais selecionados estão com uma qualidade que a cada ano supera a de outras edições", apontou.


Os produtores, como nos demais anos, não vão apenas expor seus animais e produtos durante a Fronteira do Leite. A programação conta com um Torneio Leiteiro e um concurso para escolher o melhor queijo, doce e bebida láctea. Fora isso, o palco da fronteira do leite oferece shows de qualidade e eventos paralelos, com palestras e cursos.


Este ano, quem também vem renovada é a Exposição da Indústria e Comércio. Trinta expositores confirmaram presença. A novidade é que os estandes não estarão num pavilhão, mas em um espaço aberto e de frente para a Fronteira do Leite, formando uma espécie de complexo.


Que promete, promete. Serão cinco dias memoráveis e falta exatamente apenas uma semana. Agora é preparar para decolar, contagem regressiva.

Texto Cristian Aguazo

Galeria

Município de Guaíra
Visualizada 1235 vezes
Data de publicação: 20/04/2018


Últimas Notícias