Notícia

Município de Guaíra esclarece assunto sobre a estrada da Comunidade Salamanca


O Município de Guaíra recebeu na data de hoje (03), um vídeo, produzido por uma moradora da comunidade Salamanca, onde aponta problemas na estrada rural da comunidade e transporte escolar em dias chuvosos.

Vimos por meio desta informar a todos, sobre as ações que o Município vem realizando para atender as reivindicações de melhorias necessárias, não somente naquele trecho mas em todo sistema viário rural de Guaíra.

Umas das primeiras conquistas da atual administração, justamente foi para atender 4 comunidades rurais, Bela Vista, Salamanca, Rancho Alegre e parte da comunidade do Espirito Santo. Foi celebrado em 2017 um convênio com a Itaipu Binacional, no valor de R$7.600.000,00 que visa a readequação e cascalhamento de 80 km de estradas rurais. Vale relembrar que segundo palavras do representante da Itaipu, no ato da assinatura do convênio realizado, a empresa de energia nunca havia aprovado um valor como este para Guaíra.

O projeto foi elaborado por meio de estudos realizados pela EMATER em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura, Agropecuária e Meio Ambiente, que tem como objetivo, a readequação e cascalhamento das estradas que abrangem das comunidades rurais. Cerca de R$3.000.000,00 serão utilizados nas readequações e cascalhamento das estradas do Salamanca, especificamente.

Desses 80 km previstos no projeto original, já foram realizados 25 km das readequações e cascalhamentos.

Após a assinatura do convênio em 2017, quatro reuniões foram realizadas na comunidade do Salamanca para apresentar o projeto, assinar contratos, explicar o programa, anunciar o cronograma e prestar contas. Nessas reuniões, todos os moradores da região são convidados a participar. Inclusive na última reunião, realizada na sexta-feira (31/08), o Diretor Municipal de Estradas e Rodagens, Zinaldo da Rocha, apresentou o que já foi executado até a data atual e a atualizou os presentes, sobre o cronograma de obras até dezembro de 2018. A reunião contou com a presença de Vilmar Freitas, gestor de microbacias da Itaipu Binacional, Secretário de Infraestrutura, Agropecuária e Meio Ambiente, Sinomar Maria Neto e o vice - prefeito, Valberto Paixão. O convite aos moradores foi feito pessoalmente pelos servidores da secretaria, inclusive para a senhora que produziu o vídeo, porém ela não se fez presente na reunião.

O vice-prefeito Beto Paixão, um dos alvos criticados severamente no vídeo, tem acompanhado de perto todos as obras na aérea rural, com visitas, ouvindo os moradores, levando informações e trazendo as solicitações de melhorias. É possível acompanhar seu trabalho pelas diversas redes sociais.

É dever desta administração informar que atrasos no cronograma podem ocorrer, pois a questão climática não está sob o controle da gestão. Chuvas atrasam as obras e segundo dados climáticos, em agosto, choveu o dobro da média prevista.

A empresa licitada responsável pelo trecho citado no vídeo da moradora do Salamanca, a Sotran, fez um visita técnica na sexta (31) de manhã e tinha definido o início da obra para o dia 05/09. Está data deve ser alterada devido à quantidade de chuva nos últimos dias.

Fora o trabalho de readequação e cascalhamento das estradas, serão adquiridos ainda, dois distribuidores de dejetos líquidos, um distribuidor de dejeto sólido, dois abastecedores comunitários de 50.000 litros, construção e reforma de terraço para conservação de solo, aquisição de calcário para correção de solos,

O Diretor de Estradas e Rodagens, Zinaldo da Rocha, diz que tem 600 metros do trecho na via principal do Salamanca, que fica liso com a quantidade excessiva de água, mas que não impede a passagem de nenhum veículo. Disse ainda, que foi planejado o cascalho nesse trecho, porém por uma questão de uso consciente do dinheiro público, a secretaria optou efetuar o cascalhamento após a readequação total da estrada. Pois caso tivesse executado o cascalho, o material seria perdido no momento da readequação.

O Diretor de Transporte Escolar, Amauri Lopes, disse que a empresa terceirizada, que presta serviço para o Município, negou a informação que não houve transporte hoje para as crianças do Salamanca. Disse que a rota principal foi cumprida com êxito, porém quando o tempo está bom, o motorista entra nos carreadores, buscando levando as crianças mais próximas as residências e em dias de chuva, as famílias utilizam de um pré-acordo que solicita aos responsáveis pelas crianças, levarem-nas nos pontos existentes na rota principal, pois o veículo circula com menor velocidade e essa medida evita possíveis atrasos no horário de chegada das crianças as escolas.

A Administração Municipal se coloca a disposição para qualquer esclarecimento que seja necessário diante das acusações recebidas. E esclarece que está trabalhando para fazer o melhor a toda população, porém reclamações, críticas em mídias sociais não geram protocolos, que o ideal é procurar a ouvidoria municipal ou ligar para o 156 das 7 horas até às 19 horas.

Galeria

Município de Guaíra
Visualizada 2623 vezes
Data de publicação: 03/09/2018


Últimas Notícias