Notícia

Saiba tudo o que vai rolar na 43ª Festa das Nações


43ª Festa das Nações

História

A Festa das Nações é a maior festa filantrópica do Estado Paraná. Em 2019 está sendo escrito o 43º ano de história deste evento, que tem por objetivo ajudar a manter as atividades de sete importantes entidades beneficentes do Município de Guaíra.

Essa história teve início em 1976, um ano após o início do funcionamento do Lar São Francisco de Assis, que era a creche de Guaíra, presidido e mantido pela Associação Assistencial de Guaíra. Naquele ano foi realizado uma reunião composta por voluntários que tinham o objetivo de prover a instituição com recursos financeiros e sensibilizar a comunidade para os problemas sociais do Município, então eis que surgiu a ideia de uma festa. A reunião foi promovida por Suemy Foletto, na ocasião, diretora do Lar São Francisco, e contou com a participação de senhoras e professoras da comunidade.

Naquela abençoada reunião foi idealizada uma festa folclórica, com danças e comidas típicas para congregar as diversas etnias que formavam a população guairense. A primeira edição foi realizada na Avenida Coronel Otávio Tosta, defronte a antiga Igreja da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes. Em um tablado foram realizadas apresentações artísticas (folclóricas) e sete pequenas barracas cobertas com plástico serviram as refeições típicas de cada nação.

O evento Festa das Nações foi escolhido, para homenagear as etnias, Paraguaia, Alemã, Portuguesa, Japonesa, Árabe, italiana e Brasileira, nações que ajudaram a desenvolver a cidade de Guaíra.

Por sugestão da professora Terezinha Peixer, o evento ganhou o nome de Festa das Nações. Tradicionais famílias guairenses foram os primeiros voluntários e coordenaram as barracas.

Apesar de todas as dificuldades ocasionadas pelo espaço físico, a Festa foi um sucesso superando as mais otimistas perspectivas. O lucro da festa foi surpreendente e como fazia muito frio, parte da arrecadação foi destinada a compra de blusas e tênis para todas as crianças da Escola Pública e o restante destinado ao Lar São Francisco para manutenção de seus programas.

Pela falta de espaço, em 1978 a Festa das Nações foi transferida para a Praça Duque de Caxias, onde foi realizada até 1991, quando inaugurou o Centro Náutico Recreativo-Marinas, onde é realizado até hoje a maior festa beneficente do Estado do Paraná.

De uma simples festa popular, a Festa das Nações se transformou em um grande evento culinário, folclórico e filantrópico, atraindo pessoas de diversas partes do Brasil e do Paraguai.

Hoje, a Festa das Nações já não atende mais o Lar São Francisco de Assis, que a partir de junho de 2013 foi municipalizado.

Atualidade
Mas a semente da solidariedade lançada há 40 anos ainda dá bons frutos. Hoje, sete entidades são atendidas pela festa. Lar São José, Casa da Sopa Amor e Caridade, APMI, Sociedade Pestalozzi, Associação dos Portadores de Deficiências Físicas, Pastorais da Criança e Hospital AssisteGuaíra.

Cada uma dessas entidades promove durante o ano todo atividades que beneficiam grupos da sociedade necessitados de atendimentos diferenciados. O Lar São José mantém cerca de 30 idosos abrigados, sendo uma casa àqueles que por algum motivo chegaram na velhice sem a companhia de familiares. A Casa da Sopa Amor e Caridade proporciona a pessoas que passam por Guaíra em situação desfavorável, três dias de albergue além de café, almoço e janta. A Escola Mario Luiz Pestalozzi diariamente oferece um ensino de qualidade, além de oficinas que visam o desenvolvimento, interação econômica e social de crianças, adolescentes e jovens com necessidades especiais. A AGAPEVIVA - Associação dos Portadores de Necessidades Físicas de Guaíra, oferece todo o apoio e acolhimento àqueles que enfrentam os desafios diários, desde acesso a cadeiras até acompanhamento fisioterapêutico. A Pastoral da Criança, das duas paróquias católicas da cidade, atendem crianças em situação de desnutrição e vulnerabilidade social, proporcionando ações que as tirem da linha da fome. A APMI - Associação de Apoio a Maternidade e a Infância, atende mais 130 famílias, dando apoio as gestantes oferecendo oportunidade de geração de renda, composição de enxoval, oficinas para jovens entrarem no mercado de trabalho. O hospital ASSISTEGUAÍRA, o único hospital da cidade é beneficente e tem a missão de salvar vidas e a trazer os bebês em segurança para a vida.

Em 2019 a Festa das Nações conta com uma grade de shows de renome. Serão seis dias de festa com muitas atrações nacionais, locais e folclóricas, Exposição Comercial e Industrial, parque de Diversões, Show gastronômico e a quinta edição da Fronteira do leite, considerada a maior feira do leite do Estado.

Exposição Comercial e Agroindustrial
A 4ª Exposição Comercial e Agroindustrial de Guaíra terá empresas expondo seus produtos e fomentando negócios. Será a maior edição dos últimos quatro anos. Além dos grandes comércios e indústrias, o segmento da saúde também estará representado. Juliana Rigolon, Secretária de Desenvolvimento Econômico e Emprego de Guaíra diz que quem passar
pelos estandes poderá conhecer os mais diversos segmentos de indústria e comércio e serviços do Município de Guaíra. "Esse ano será a verdadeira integração dos agronegócios com a indústria local."

Fronteira do Leite
A 5ª Fronteira do Leite será ainda maior que em 2018, além das tradicionais competições entre o gado leiteiro, haverá exposição de animais de pequeno e grande porte. A Fronteira do Leite de Guaíra é considerada a maior feira do leite do estado e tem promovido com excelência a produtividade leiteira local e consequentemente atraído novos investidores do segmento, além de valorizar o nome de Guaíra como umas das maiores e melhores bacias leiteiras do Estado. Cid Clay Gabarão, um dos idealizadores da feira relata algumas curiosidades que estão sendo preparada para 2019. "Será sem dúvida o maior Torneio Leiteiro do Estado em número de animais distribuídos, entre as raças Jersey, Holandesa, Girolando e Jersolando. Teremos 3 julgamentos de confirmação leiteira, além de incentivar a cadeia leiteira também estaremos fomentando a bovinocultura de corte com a raça Brahma e a histórica raça Franqueiros. Entre os pequenos animais estaremos expondo Ovinos Dorper do atual campeão da Expo Londrina 2019 e Caprinos Boer. Vale destacar também o Sítio Encantado que contará com expositores de pássaros, aves ornamentais, coelhos, peixes, bicho da seda e exposição de orquídeas. Na parte técnica teremos o Dia da Mulher Trabalhadora Rural, o Dia da Terra e o tradicional Concurso Delícias do Leite"

Parque de Diversões
O Parque de Diversão está por conta da empresa de entretenimento Planeta Park, que apresenta amis de 20 opções de brinquedos. O valor dos ingressos será o mesmo de 2018, R$7,00 reais o individual ou quatro unidades por R$20 reais. O brinquedo SK8, sucesso na edição passada, volta para Guaíra com a promessa de proporcionar momentos de muita adrenalina.

Colônias Culturais e Gastronômicas
Além de todas as novidades deste ano, essa edição conta com mudança considerável. A área dos pavilhões não fará parte do mapa da Festa. As colônias estarão localizadas na parte baixa do Centro Náutico bem próxima as demais atrações do evento. Essa alteração, é devido a reforma estrutural que está sendo realizada nas barracas. A obra foi dividida em duas fases e a primeira deveria ter sido entregue a tempo para que o Centro Náutico pudesse receber a festa das nações. Porém, por intempéries do tempo e também técnicas, o serviço atrasou e a festa não será realizada nos mesmos moldes dos anos anteriores. A Comissão Central Organizadora, visando a segurança do público, optou por montar uma estrutura para abrigar as sete colônias.

Esta estrutura contemplará um espaço comum, onde literalmente todas as nações se encontrarão. Os palcos que receberão os shows nacionais, locais e folclóricos também terão novidades. Serão montados dois palcos na Beira Rio, ao lado da exposição e da Fronteira do Leite. As caminhadas pela Centro Náutico serão menores, estará tudo mais compactado, fazendo deste grande encontro de Nações ainda mais gostoso.

Shows nacionais
No quesito Shows, a escolha dos artistas parece ter agradado a maioria das pessoas. Dia 26 de abril na abertura do evento teremos a presença da dupla Cacio e Marcos. No sábado, dia 27 de abril, será a vez a dupla Marcos e Belutti. No domingo dia 28/04 o show será com a dupla Lucas Reis e Thacio. Na terça-feira dia 30/04 será a vez de João Bosco e Vinicius agitar Guaíra.

Shows Locais
Todos os dias haverá apresentações de artistas locais antes e depois dos shows nacionais. Um dos palcos montados será exclusivamente para esses artistas contratados.

A exceção ficou por conta de pratas da casa, Carlinhos D´Jah e Ricardo Lins. "Queríamos que todos os artistas locais pudessem cantar no palco principal, porém, por questões técnicas, todos os anos essa possibilidade fica inviável, pois o som dos shows nacionais depois de pronto, não pode ser alterado. Então há alguns anos, com o objetivo de dar mais espaço e valorizar os artistas locais passou a ser montado um palco na lateral do palco principal. Mas mesmo assim, sabemos que não era uma ação que agradava a todos. Então, como em 2019, teríamos um dia a mais na Festa, abrimos o dia 29/04, segunda-feira, a possibilidade de os artistas locais cantarem no palco principal. Em uma reunião com todos presentes, foi estabelecido entre eles que quem usufruiria dessa oportunidade seria os artistas Carlinhos D´Jah e Ricardo Lins. Consequentemente, também ficou acordado que ambos estariam nas peças publicitárias em destaque junto com os shows nacionais", esclarece a Diretora de Cultura e membra da CCO, Marli Jardim.

Sendo assim confiram os dias e horários dos shows dos artistas guairenses.

Dia 26/04 - Palco das Nações
21hs - Show com a banda Gold´Soul
1H - Show com o cantor Tiago Abner
Dia 27/04 - Palco das Nações
21hs30min - Show com a dupla Adson e Jeferson
22hs30min - Show com a banda Pagod Sacod
1H - Show com Beto e Andressa
Dia 28/04 - Palco das Nações
20hs30min - Show com o cantor Márcio Garcia
Dia 29/04 - Palco Principal
21hs - Show com o cantor Ricardo Lins
23hs - Show com o cantor Carlinhos D´Jah
Dia 30/04 - Palco das Nações
22hs - Show com a Cantora ANNA
1h - Show com a dupla Malabaris Musicais

Shows Folclóricos
As tradicionais apresentações culturais e folclóricas também estarão presentes nos palcos da 43ª Festa das Nações. Toda a magia das danças folclóricas alemã, paraguaia e árabe poderão ser prestigiada pelo público da festa. Além das inebriantes coreografias do Espaço Hope de Dança, espetáculo circense, capoeira, coral do CEACA/PETI e muito mais.

Show de Prêmios
O Show de Prêmios desse ano será realizado na quarta-feira, dia 01/05 para encerrar a grande festa. As cartelas já estão sendo comercializadas por R$25,00 e o sorteio é eletrônico, permitindo que as pessoas possam concorrer sem estar presente no evento. O primeiro prêmio é um veículo zero Km Marca Renault modelo kwind. O segundo é uma motocicleta zero km Yamaha 125 e o terceiro é uma bicicleta. O Show de Prêmios é tão tradicional quanto a Festa e possibilita que a pessoa contribua e ainda possa ser contemplado com prêmios de altos valores.

Palavra do presidente
Enfim, prepare-se porquê a 43ª Festa das Nações vai fazer história. Você não pode ficar de fora desse grande evento, mesmo porquê Festa das Nações sem público nada seria. O Público é o grande propulsor dessa corrente do bem. É o coração da Festa. Pastor José Carlos Delfino, presidente da CCO - Comissão Central Organizadora da 43ª Festa das Nações fala sobre a importância do público. "Essa festa, não é qualquer festa, ou mais uma apenas. Essa festa tem alma, tem um dos mais nobres objetivos, ajudar o próximo. É planejada e executada por um exército de voluntários, que não ganham nem um centavo para ficar fora de seus lares e do seio familiar durante dias e noites. Fazemos isso porquê queremos que as entidades beneficentes continuem a executar suas atividades, ajudando a quem precisa. Queremos que as entidades possam oferecer a cada ano atendimentos melhores aos seus e continue fazendo a diferença nas famílias da nossa sociedade. Quando pensar em festa das nações pense que você, meu caro amigo, que virá comprar um pastel, tomar uma bebida, curtir os shows, ver os animais, se divertir no parque, estacionar seu carro, você estará ajudando alguém. Alguém que você não sabe o nome, mas que precisa da sua contribuição. Desse já a CCO é grata pela sua presença. Agradecemos também aos patrocinadores que nos ajudam muito a realizar este evento. Agradecemos os voluntários e as entidades. Dia 26 de abril a 01 de maio Guaíra terá mais uma edição da maior festa filantrópica do Estado do Paraná e você está convidado a se divertir ajudando o próximo", se emociona o presidente da festa.

Realização
A 43ª Festa das Nações é uma festa do Município de Guaíra, organizada pela CCO com apoio da ACIAG e colaboração dos mais de cinquenta empresas patrocinadoras.

Entrada
Lembrando que a festa é gratuita, não será cobrado entrada para os shows. Será cobrado apenas estacionamento nos valores R$20 reais para carros e R$10 reais para motos. Não será permitido entrar portando bebidas no local do evento nem de menores de 18 anos desacompanhados dos pais ou responsáveis. O responsável deverá ter a documentação exigida pela Portaria nº02/2019, publicada pela 2ª Vara Criminal e Anexos da Comarca de Guaíra. Todo o lucro da festa é revertido para as sete entidades beneficentes de Guaíra - PR

Venha viver essa emoção. Venha viver Guaíra. Venha viver a 43ª Festa das Nações de 26 de abril á 01 de maio.





Município de Guaíra
Visualizada 9687 vezes
Data de publicação: 25/04/2019


Últimas Notícias