Notícia

Reinauguração da Locomotiva Koppel nº 04 e Estação de Trem da Praça Eurico Gaspar Dutra marca a tarde na Feira do Artesão do último sábado (12)



Na tarde do último sábado (12), a Feira do Artesão contou com a solenidade de reinauguração da Locomotiva Koppel n.º 04, e a inauguração da estação de trem da Praça Eurico Gaspar Dutra, com respeito às normas sanitárias vigentes.

Este é um projeto em andamento desde o ano de 2017, sob primeira coordenação da Ex-diretora de Cultura, Marli Jardim, e da Ex-secretária da pasta, Camila Terron, e que foi dado seguimento pelo atual Diretor de Cultura,Lucas Rafacho, Diretora de Turismo Ana Claudia Foletto, juntos ao Secretário, Marcelo Ronnie.

A equipe realizou um estudo minucioso no acervo de imagens históricas da locomotiva, para levantar todos os dados que deveriam ser restaurados, visando deixar o trenzinho o mais próximo possível da versão original de 1910, data em que foi fabricado.

Parte da pesquisa revelou que sua cor original era, na verdade, azul. A cor cinza era resultado da oxidação e ferrugem da lataria, por estar exposta ao sol e chuva há muito tempo. Pensando nisso, a Secretaria de Planejamento elaborou uma estação ferroviária que agora abriga o saudoso trenzinho guairense, que conta ainda com painéis contendo um resumo da história assinada pelo escritor Cristian Aguazo.

O Município procurou, por um processo licitatório transparente, uma empresa especializada nesse tipo de serviço, e que se comprometesse a resgatar a beleza original deste patrimônio histórico cultural guairense. Ao todo, o investimento na restauração do trem foi de R$ 90.800,00 e da construção da estação ferroviária foi de R$ 106.377,86.

A história da locomotiva se confunde com a história do surgimento da cidade. A Companhia Mate Larangeira, de grande influência na formação da infraestrutura local, instalou-se no ano de 1902 onde na época denominava-se Porto Monjoli, depois Porto Murtinho, e por último, Município de Guaíra. Pela necessidade de transportar a erva mate às demais localidades, veio a iniciativa de construir uma ferrovia dentro de Guaíra, e essa história completa pode ser conferida nas palavras do Professor e Escritor, Cristian Aguazo, no link: https://www.facebook.com/watch/?v=275000180972443

A solenidade contou ainda com a presença especial de um ex funcionário da empresa Bacia do Prata que foi a última detentora das locomotivas, inclusive a Koppel n.º4, após comprá-las da Cia Matte Larangeira. Sr. Leopoldo Salcedo, foi torneiro mecânico da Bacia do Prata, era um dos responsáveis pela manutenção das máquinas e durante o evento de entrega da locomotiva. Sr. Leopoldo foi homenageado em sinal de gratidão pelo trabalhado desempenhado na história de Guaíra.

Marcelo Ronnie, Secretário de Turismo, Esporte e Cultura fez um discurso bem articulado relembrando fatos como quando à ex-diretora Marli Jardim, precisou patrimoniar a locomotiva para inscrevê-la num projeto do Estado em busca de recursos e ele era o responsável pelo patrimônio. Marcelo, fez questão de destacar a importância do trabalho de todos nesse processo. "O que colhemos hoje é o resultado de uma luta de alguns anos, não foi fácil, mas graças a pessoas que acreditam no valor da história de Guaíra, hoje estamos aqui entregando este símbolo cultural e histórico, de suma importância para toda a comunidade. Também o prazer de informar que já temos mais 250 mil reais, garantido por emenda do senador, Alvaro Dias, para ser empregado em melhorias desta praça, ou seja, o marco zero de Guaíra vai ficar como deve ser, valorizado e bonito pronto para receber os turistas e as famílias guairenses."

O diretor de Cultura, Lucas Rafacho enfatizou que essa não era uma conquista dele, ou de outras pessoas e sim de Guaíra.

O presidente do Bairro Vila Velha, Claudio Romero, fez questão de agradecer todo empenho da administração para fazer daquele espaço um local adequado e ainda relembrou os tempos de infância brincando na locomotiva.

Durante a solenidade, o Vice-prefeito, Gileade Osti, expôs os agradecimentos pelo sucesso dos trabalhos executados que visaram a conservação da Locomotiva Koppel n.º 04, sob a ótica de Ex-diretor de Cultura, e Ex-secretário da pasta, que compreende a necessidade dos investimentos na área. "Para nós, é sempre muita alegria estarmos falando de cultura, falando de patrimônio histórico. Guaíra merece. Guaíra é história!".

A solenidade terminou com o descerramento da placa inaugural e surpreendeu aos presentes com o som da locomotiva em ação e fumaça saindo dela, como nos tempos de outrora, ato que emocionou a todos, pois, mexeu com as lembranças e imaginação das pessoas. Lembranças de quem viu a Koppel n.º4 em ação e imaginação de quem gostaria de ter visto e/ou ainda sonha com um futuro com nova linha de trem.

Assista a cobertura do evento disponível no link: https://www.facebook.com/watch/?v=523104018816540


DICSI - Texto: Andressa Teleste/Foto: Ricardo Lopes/Revisão: Cintia Marques


Município de Guaíra
Visualizada 432 vezes
Data de publicação: 15/06/2021


Últimas Notícias