Município Realiza 2ª Conferência de Meio Ambiente e 1º Workshop de Educação Ambiental

O Município de Guaíra por intermédio da Diretoria de Meio Ambiente da Secretaria de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente realizou nesta quarta-feira (04) e quinta-feira (05) a 2ª Conferência de Meio Ambiente com o tema “Emergência Climática – O Desafio da Transformação Ecológica” e Educação Ambiental, juntamente com o 1º Workshop de Educação Ambiental - Educação Ambiental: Ecologia Urbana: Construindo Uma Cidade Resiliente.
O evento foi realizado na JS eventos e movimentou alunos de escolas estaduais, municipais, particulares e autoridades jurídicas, legislativas e executivas.
O evento duo traz a superfície da comunidade, as temáticas relacionadas ao cuidado com o meio ambiente, bem como a necessidade de investimentos em políticas públicas e educacionais. O art. 225 da constituição da república brasileira diz que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
O promotor de Justiça do Estado do Paraná Felipe Lyra da Cunha citou que o Brasil deve caminhar para a evolução das políticas públicas com mais celeridade e deu como exemplo, o Direito Constitucional da Bolívia, onde diz que a própria natureza tem o mesmo direito de respeito como o do ser humano.
Já a promotora substituta de Justiça do Estado do Paraná da comarca de Guaíra, Gabriela Ranna Pereira, trouxe para a mesa a idealização do projeto Junho Verde para trabalhar durante todo o mês de junho de cada ano, ações enfáticas para conscientização e educação ambiental a partir de 2025, com foco na prevenção dos danos ambientais.
A Conferência Municipal de Meio Ambiente do Município de Guaíra, é um processo participativo que promoveu um diálogo sobre a temática da emergência climática. O objetivo fundamental da conferência, trabalhou com 05 eixos temáticos:
(I) Mitigação,
(II) Adaptação e Preparação para Desastres,
(III) Justiça Climática,
(IV) Transformação Ecológica, E
(V) Governança e Educação Ambiental.
Todos os inscritos foram divididos em grupos onde cada um dos 5 eixos apresentaram 02 propostas aprovadas por votação pelos 209 participantes.
Durante o evento houve ainda, ainda uma apresentação cultural com um espetáculo teatral denominado, As Fantásticas Aventuras De Joaquim da companhia de Arte Marques. Os participantes puderam ainda aprender muito sobre os temas por meio de palestras. A primeira, abordou o tema, Transformação Ecológica, com a Dra. Yara Moretto, professora do Departamento de Biodiversidade da UFPR - setor Palotina.
A segunda, foi a palestra sobre Emergências Climáticas: Políticas Públicas Para Prevenção, Monitoramento, Mitigação e Adaptação aos Riscos de Desastres, com a Dra. Luciene Ribeiro Conselheira Técnica/Científica - Conselho Regional de Biologia CRBIO-7ª região.
A Diretora de Resíduos Sólidos do Município, apresentou o trabalho desenvolvido nas escolas no decorrer do ano de 2024. “ Muitas ações foram realizadas, com o intuito de promover a educação ambiental na base da sociedade, ou seja, nas crianças, que são como porta de entrada na residência das pessoas. Uma criança que tem o conhecimento de preservação ambiental é a propaganda mais eficiente do que milhões investidos em propaganda, destaca a diretora. Confira as ações.
- Ana Maria Silva Roggia - Jardinagem
- Colégio Cívico Militar Prof. Jaime Rodrigues - Jardinagem
- Escola Municipal Tancredo Neves - Horta
- Escola Municipal Aurea Del Cortez Benck - Horta, Jardinagem, Papa Pilhas
- Escola Adventista - Horta, Papa Pilhas
- Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo - Horta, Papa Pilhas
- Escola Municipal Duque de Caxias - Horta
- CMEI João Gracino - Jardinagem e Horta Plantio de Flores e Ervas Medicinais
- CMEI José Darcizio Vain - Horta Orgânica
10. Escola Municipal Rural Mario Calmon - Horta e Pomar, Compostagem
11. Escola Mario Luiz - Aprendendo a Transformar
12. Colégio Estadual Mendes Gonçalves - Câmara de Crescimento Vegetal (CCV)
13. Colégio Estadual do Campo Vereador Samuel Benck - Plantas Medicinais, Sabão Ecológico, Vida Sustentável, Reutilização do Óleo
14. Colégio Estadual Pres. Roosevelt - Papa Pilha, Óleo
15. Escola Municipal Irmã Maria Leônia - Plantas Medicinais, Horta na Escola, Papa Pilhas, Óleo
16. Escola Municipal Professor Erik Andersen - Reutilização do Óleo
17. Escola Municipal João Ambrósio - Jardinagem, Papa Pilha e Reutilização do Óleo
18. Escola Rita Ana de Cassia - Horta, Reutilização do Óleo
19. CMEI Maria de Lurdes - Jardinagem e Plantas Medicinais
20. CMEI Adam Petri - Jardinagem e Horta Plantio de Flores e Ervas Medicinais
21. CMEI Maria Aparecida - Horta
22. Amália Flores - Horta e Jardinagem
23. Mario Ferraz – Horta
Foi realizada, também, a entrega do selo verde para as escolas cidadãs que ao longo desse ano desenvolveram projetos de educação ambiental de forma contínua em suas respectivas unidades. As escolas receberam o adesivo para identificar que a unidade escolar é uma escola cidadã. Junto com o selo a Diretoria de Meio Ambiente do Município também disponibiliza as escolas identificadas a logo para os ofícios, convites e documentos administrativos.
Também houve a escolha dos delegados e suplentes que representarão Guaíra na Conferência Estadual de Meio Ambiente, Marlene Dallacosta, Luis Vieira, Claudia Regina de Oliveira, Natachia Carolina de Oliveira Alves de Oliveira, Taís Fernanda Chaves de Matos, Lucas Fortuna de Oliveira. Apenas 3 vagas e cada uma representará um segmento na conferência estadual.