UNIDADE CENTRAL REALIZA PALESTRA SOBRE TUBERCULOSE DURANTE ESPERA DE ATENDIMENTO

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e equipes da Unidade Central e Centro I, em parceria com os acadêmicos de enfermagem da Unipar, realizaram na manhã de terça-feira, 18 de março, uma palestra sobre o tema “Diagnóstico precoce da Tuberculose” aos pacientes que aguardavam seu atendimento na recepção.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, e afeta principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos do corpo. A transmissão decorre pela via respiratória, por meio da tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa.
Os principais sintomas apresentados são: tosse seca ou com secreção por mais de três semanas; febre baixa; suor noturno; falta de apetite; emagrecimento acentuado e rouquidão.
A boa notícia é que a doença tem cura e o tratamento é realizado gratuitamente pelo SUS, com duração do tratamento de no mínimo 6 meses. A prevenção é realizada com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), que é também gratuita.
Em caso de sinais, é essencial procurar uma Unidade de Saúde, para realização do diagnóstico precoce. Essas informações são muito importantes, pois pode ocorrer de ter amigos ou familiares, que apresentem sintomas. A correta propagação de informações sobre a doença são cruciais para o tratamento e a cura.
Os objetivos principais na Atenção Primária em Saúde é justamente a prevenção.
O Secretário de Saúde enfatiza que “o momento de espera nas recepções das Unidades Básicas são ótimas oportunidades para realizar esse importante trabalho”.