DIA 24 DE MARÇO COMEMORA-SE O DIA MUNDIAL DE COMBATE À TUBERCULOSE

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participam da Semana Nacional de Mobilização e Luta contra a Tuberculose, que vai do dia 24 à 31 de março.
A data marca o dia em que foi descoberta a bactéria que causa a Tuberculose (Mycobacterium tuberculosis), pelo Dr Robert Koch, em 1882, que iniciou o caminho para o diagnóstico e cura dessa doença.
Segundo estimativas do Ministério da Saúde, a Tuberculose é uma das doenças infecciosas mais mortais do mundo, com adoecimento de cerca de 10 milhões de pessoas e 1 milhão de mortes anualmente no mundo. No Brasil, a doença também é um problema de saúde pública, onde são notificados cerca de 70 mil casos e em torno de 4,5 mil mortes em decorrência da Tuberculose todos os anos.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta principalmente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos. A transmissão é sucedida pela inalação de aerossóis nas vias aéreas, por meio da fala, espirro ou tosse da pessoa com tuberculose ativa, que lança no ar partículas que contêm bacilos.
O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. Outros sinais são: febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço e fadiga. A recomendação é que toda pessoa que esteja com tosse por mais de três semanas procure a unidade de saúde mais próxima para realizar a investigação.
O tratamento da tuberculose é feito com medicamentos, com duração de, no mínimo, seis meses. É gratuito e disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS), e deve ser, preferencialmente, em regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO). Nesse aspecto, surge a importância do trabalho desempenhado pelos Agentes Comunitários de Saúde no Município de Guaíra, que realizam o acompanhamento dos pacientes com tuberculose, com a observação da ingestão dos medicamentos pelo paciente, diariamente. A probabilidade de transmissão é reduzida gradativamente após o início do tratamento.
A prevenção ocorre por meio da vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), que deve ser dada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até 04 anos, 11 meses e 29 dias de idade e protege contra as formas mais graves da doença. A vacinação também é disponível gratuitamente no SUS.
O Município de Guaíra destaca que as pessoas que seguem corretamente o tratamento ficam curadas da doença, e ressalta a importância da vacinação das crianças como a forma mais eficaz de prevenção de doenças.
As Unidades Básicas de Saúde do município estão abertas para realização do diagnóstico e tratamento, bem como para a administração das vacinas. Para maiores informações, busque a USF mais próxima.