Com foco em transparência, arrecadação e controle fiscal, SEFAZ apresenta resultados dos 100 primeiros dias de governo

O Município de Guaíra por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (SEFAZ) de Guaíra destaca os primeiros 100 dias da gestão 2025–2028 com um balanço positivo. A pasta avança na organização financeira do município, arrecadação eficiente, modernização de processos e orientação ao contribuinte.
Com uma gestão técnica, transparente e comprometida, a SEFAZ demonstrou capacidade de execução e planejamento, com o fortalecimento nas bases da administração pública e responsabilidade fiscal.
Entre janeiro e março de 2025, o município pagou mais de R$ 53 milhões entre empenhos e restos a pagar, o que totalizou 9.121 pagamentos e envolveu 769 credores. Com destaque:
R$ 17 milhões destinados a salários e vantagens de pessoal civil;
R$ 4,3 milhões em obras e instalações;
R$ 3 milhões em aquisição de equipamentos permanentes;
R$ 3,3 milhões em sentenças judiciais.
A secretaria implementou pagamentos por ordem bancária, alcance com mais de 90% de modernização nos meios de pagamento. Todos os pagamentos foram realizados com rigorosa ordem cronológica, sem atrasos.
A Diretoria de Tributação teve papel importante nos avanços do setor:
Arrecadação recorde da Dívida Ativa no 1º trimestre: R$ 859.558,51;
Mais de R$ 4,8 milhões inscritos na Dívida Ativa referente a 2024;
Contato com 1.\o354 contribuintes inadimplentes, que gerou 237 parcelamentos;
Lançamento do ISS fixo e Alvarás de 2025: R$ 1,34 milhão;
Início da cobrança da taxa de lixo em parceria com a SANEPAR, no valor de R$ 3,2 milhões.
Outro destaque foi o envio de Projeto de Lei que amplia o desconto do IPTU para 15% em cota única, permite parcelamento em até 24 vezes e concede redução de 70% em multas e juros para pagamento à vista de dívidas ativas.
A Diretoria de Fiscalização atuou de forma eficiente e educativa:
R$ 643 mil arrecadados com ITBI em 119 lançamentos e 75 certidões;
6.301 notas fiscais do produtor emitidas;
90 mil reais arrecadados com ITR;
650 laudos de vistoria de empresas realizados;
Atendimento a 359 contribuintes no setor.
A fiscalização também orientou contribuintes e emitiu autos de infração e notificações por irregularidades, avanço na educação fiscal e garantia no cumprimento do Código Tributário Municipal.
O setor de fiscalização urbana e de obras também obteve resultados importantes:
282 processos tramitados;
117 análises de redução de alíquota do IPTU;
79 notificações para terrenos baldios de 198 imóveis;
71 denúncias apuradas via Ouvidoria/156;
69 obras em acompanhamento de notificação;
Notificações por descarte irregular de lixo, obstrução de passeios e perturbação do sossego.
O foco do setor, é atuar de forma preventiva e orientativa, com a aplicação de multas como última alternativa. A atuação dos fiscais tem sido pautada na legalidade, diálogo com os munícipes e respeito ao espaço urbano.
Com um trabalho técnico e comprometido, a Secretaria Municipal de Fazenda avança para fortalecer a gestão pública de Guaíra. A união entre controle fiscal, incentivo à regularização, arrecadação eficiente e atenção ao contribuinte cria um ambiente de confiança e progresso.