Secretaria Municipal de Saúde realiza treinamento para seus profissionais escalados para a 46ª Festa das Nações

Com o objetivo de garantir a segurança e a saúde do público na 46ª Festa das Nações, o Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na quarta-feira, 23 de abril, uma capacitação com os profissionais que trabalharão no ambulatório montado no Centro Náutico Marinas.
O treinamento foi conduzido pelo coordenador e pelo diretor de urgências e emergências da UPA. Participaram do treinamento, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas que estarão presentes na festividade em dois ambulatórios e com duas ambulâncias, distribuídas em dois pontos, um ao lado dos pavilhões e outro na área de shows.
Além de tratar de atualizações dos protocolos de atendimento, o chefe bombeiro civil, realizou uma fala especial referente a atuação do efetivo de 20 profissionais no suporte às ocorrências durante a festa. A equipe discutiu melhores formas de logística para dar maior eficiência aos atendimentos.
Dentre os pontos abordados na capacitação, foram frisados os protocolos de APH – Atendimento Pré-Hospitalar, que abrange os seguintes procedimentos: atendimento a vítimas de trauma, protocolo de reanimação cardiorrespiratória (RCP), atendimento às vítimas de FAB-FAF (ferimentos por arma branca e arma de fogo), curativos e condutas de urgência e emergência em geral.
Além disso, foi revista a atualização do protocolo XABCDE, que tem por objetivo o atendimento inicial em casos de trauma e tratamento de lesões que representam risco de morte, e envolve controle de hemorragias, garantia da passagem de ar pelas vias aéreas, controle da coluna cervical, avaliação do estado neurológico e nível de consciência e o controle da temperatura corporal.
O Município de Guaíra ressalta que todas essas práticas são cruciais em casos de ocorrências, e podem salvar vidas. A velocidade, eficiência e aplicação adequada das técnicas determinam o sucesso do resultado.
Com isso, a equipe escalada estará preparada para atender a ocorrências durante a realização das festividades, de modo que a população poderá usufruir do evento com maior tranquilidade e segurança.