Notícia

Guaíra vive um marco histórico com a entrega da Licença Ambiental para o Muro de Arrimo da Orla

Guaíra vive um marco histórico com a entrega da Licença Ambiental para o Muro de Arrimo da Orla


A tarde desta quarta-feira, 15 de outubro de 2025, entrou para a história de Guaíra. Em uma solenidade marcada por emoção, símbolos e discursos memoráveis, o Município recebeu oficialmente a Licença de Instalação do Muro de Arrimo da Orla, documento que marca o início da grande revitalização do Complexo Parque Temático Sete Quedas, um projeto que unirá infraestrutura, meio ambiente e turismo e consolidará Guaíra como um dos destinos mais promissores do Oeste do Paraná.


A cerimônia, realizada no Centro Educacional Amauri Lopes, contou com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Grecca. Logo na abertura, o público foi convidado a assistir ao vídeo “Conheça Guaíra”, um mergulho de quatro minutos na história, cultura e potencial turístico do município, um lembrete poético da grandeza do território onde as lendárias Sete Quedas um dia rugiram.


A Licença Ambiental entregue simboliza o ponto de partida de uma obra aguardada por décadas. De acordo com o prefeito Gileade Osti, o documento representa a soma de fé, técnica e persistência. “Queremos iniciar essa obra ainda neste mandato. O projeto do muro está orçado em cerca de R$ 13 milhões, e já entregamos o protocolo para captação do investimento. Esta é uma conquista de toda Guaíra, construída com o esforço de servidores, engenheiros e gestores que nunca desistiram”, destacou o prefeito, emocionado, ao agradecer aos ex-prefeitos Fabian e Heraldo, “mestres da vida pública”, como definiu. Ainda o Prefeito Gileade, aproveitou sua fala para entregar a cópia do protocolo feito no Governo do Estado onde o Município solicita o valor estimado para a realização do projeto do Muro de Arrimo e pediu ao Secretário que levasse em mãos para reforçar essa solicitação.


A solenidade ressaltou também o papel essencial do licenciamento ambiental, um processo técnico e jurídico que assegura que o desenvolvimento urbano ocorra em harmonia com a natureza e respeito as normas da Resolução CONAMA nº 237/1997 e da Resolução CEMA nº 107/2020, que regem as diretrizes ambientais no Estado do Paraná.


O ex-prefeito Fabián Vendruscolo destacou a importância de destravar o progresso local, chamando atenção para a urgência de Guaíra avançar no mesmo ritmo de outras cidades lindeiras. “A conquista de hoje é excelente, mas queremos estar vivos para usufruir do Parque Temático. O secretário Grecca é diferenciado que você compre a ideia de Guaíra e ajude a destravar o desenvolvimento que tanto esperamos. ”


O também ex-prefeito Heraldo Trento reforçou a fala, em tom de desabafo e esperança: “Fomos muitas vezes impedidos por entraves burocráticos. Mas acreditamos que é possível fazer diferente. Há tecnologia, há vontade e há pessoas comprometidas em transformar esta cidade. ”


O vice-prefeito Luis Ferroquina destacou a união entre gestões e o protagonismo do CORIPA - Consórcio Intermunicipal do Corredor das Águas Paraná, na viabilização de estudos e licenças.“Este é o resultado de um trabalho conjunto, que envolve servidores, técnicos e a força de várias mãos que constroem Guaíra todos os dias”, afirmou.


O Secretário de Estado Rafael Grecca emocionou o público com um discurso histórico e inspirador. Com sua oratória singular, ele uniu passado e futuro, revisitou as origens de Guaíra e falou sobre a importância de reescrever a história do Paraná a partir de suas raízes. “Tudo muda, tudo passa, só Deus não muda e não passa. Vim em busca do futuro para o nosso passado. Guaíra tem história, tem enredo, tem alma. Aqui é o lugar onde a história se cumpre. Vamos fazer o boulevard do Rio Paraná, um lugar lindo, para celebrar o rio e a natureza, ainda no mandato do prefeito Gileade Osti”


O secretário foi ovacionado e, emocionado, recebeu uma lembrança simbólica das mãos do prefeito Gileade Osti e do vice-prefeito Luis Ferroquina, um presente composto por produtos de artesãos guairenses, como representação da identidade cultural e a força criativa do município. Grecca , após o evento ainda seguiu fazer um cityr tour pelo centro histórico de Guaíra. Passou pelo Cine Teatro 7 Quedas, na Igrejinha de Pedra, demonstrou expressivo conhecimento ao contar aos presentes, a história de cada desenho dos vitrais e por último visitou o Ateliê do frei Pacífico, onde promoveu um encontro com muito a conteúdo histórico ao lado do Frei e também da senhora Ana Menel.


O evento marcou não apenas a entrega de um documento, mas o renascimento de um sonho coletivo. O Muro de Arrimo será a base estrutural para o Parque Temático Sete Quedas, que reunirá áreas de lazer, ciclovias, trilhas de caminhada e espaços de contemplação, um projeto que celebra a integração entre o homem e a natureza.


“Com fé, técnica e união, seguimos construindo o futuro, um futuro sólido como o muro que hoje começa a nascer, e belo como o pôr do sol que todos os dias ilumina nossa história”, concluiu o cerimonial.

Município de Guaíra
Visualizada 12 vezes
Data de publicação: 18:52 quarta-feira, 15/10/2025
Por: Texto: Cíntia Marques / Fotos: DICSI / Revisão: Cíntia Marques


Últimas Notícias