Conheça um pouco mais sobre as Nações da 43ª Festa e seus cardápios

Entidade: Escola Estadual Mario Luiz Pestalozzi
Presidente da Entidade: Lucialda de Mello Oliveira
Embaixatriz: Tatiane Pereira também Rainha da 43ª Festa das Nações
A Colônia Brasileira é a responsável por manter a Escola Mario Luiz, conhecida também como Associação Pestalozzi. A embaixatriz brasileira, recentemente eleita Rainha da 43ª Festa das Nações realizou uma emocionante apresentação de sua Nação e sua Entidade. "Superação é a palavra que define o brasileiro, acreditar em dias melhores só é possível com perseverança e fé e nesses quesitos somos os campeões. Não basta somente torcer por um Brasil melhor temos que vestir a camisa do nosso país entrar em campo para enfrentar os problemas e assim continuar lutando. Somos vencedores quando lutamos, todos juntos por dias melhores. E como todo bom brasileiro não desistimos nunca. E é assim que é toda a equipe da Escola Mário Luís, que mesmo a meio das dificuldades, buscam forças para continuar com esse lindo trabalho, promovendo amor e acolhendo seus semelhantes", afirma a rainha da 43ª Festa das Nações e embaixatriz da Colônia Brasileira.
A Escola Mario Luiz, foi fundada em 14 de julho de 1977 e iniciou suas atividades no ano de 1978. Oferece a modalidade de educação especial para 130 aluno com deficiência intelectual e múltipla nas etapas de Educação Básica, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação profissional em nível básico, nos turnos matutino e vespertino.
Os professores que atuam na instituição são especializados para o atendimento. Os alunos recebem ainda o atendimento e acompanhamento com profissionais da área de serviço social, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia terapia ocupacional neurologia e psiquiatria.
Cardápio da Colônia Brasileira na 43ª Festa das Nações
Porções (Todas as noites)
Carne Bovina
Carne de Frango
Carne de Porco
Salgados Unitários (Todas as noites)
Coxinha
Pastel
Risóles
Almoço Domingo (28/04)
Costela Recheada, Costela Desossada, Peixe na Telha, Farofa de Banana, Arroz Branco, Pirão, Batata ao Molho Verde, Saladas Diversas e Sobremesas Diversas.
Almoço Quarta-feira (01/05)
Costela Fogo de chão, Frango Assado, Farofa Rica, Maionese, Arroz branco, Saladas Diversas e sobremesas diversas.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Colônia Árabe
Entidade: APMI - Associação de Proteção à Maternidade e a Infância -
Presidente da Entidade: Omar Leão
Embaixatriz: Fernanda Leão - 2ª Princesa da 43ª Festa das Nações
Há anos todo faturamento obtido nas vendas da Colônia Árabe tem sido revertido para a manutenção das atividades da Associação de Proteção à Maternidade e a Infância na Festa das Nações. A APMI foi fundada em 23 de fevereiro de 1953 e tem a finalidade de cuidar de 5 áreas importantes, educação; saúde; nutrição; saneamento e aspectos legais das famílias que ali são atendidas.
Atualmente, além das atividades que já vem praticando, como doações e cursos, conta com projetos novos e uma equipe com muita sede de ver vidas bem estruturadas.
Quanto a nação árabe, em Guaíra, os colonizadores oriundos dos países árabes chegaram por volta de 1955. A primeira família árabe a chegar aqui foi a do Sr. Tufic, que investiu em novos comércios e proporcionou oportunidades em Guaíra. A Cultura Árabe para quem não conhece parece ser uma cultura difícil e muito diferente da brasileira. Mas, não é a toa que a colônia árabe tem como entidade beneficiada a APMI. Tanto a entidade como a base da cultura árabe, prezam a família. Fernanda Leão, embaixatriz da Colônia em 2019 explica melhor isso: "_ os árabes acreditam que as mulheres, são a honra da casa e que uma mãe, é como uma escola, se você cria bem o seu filho, você cria bem um povo. Essa visão vem de encontro com o que é a APMI, visamos cuidar bem da mãe, ainda quando gestante pra que se desenvolva e cuide bem da criança, cuidando assim de um povo inteiro."
Cardápio da Colônia Árabe na 43ª Festa das Nações
Porções (Todas as noites)
Batata frita
Frango
Kibe frito
Kibe cru
Charuto
Salgados Unitários (Todas as noites)
Kafta
Kibe recheado
Esfirra
Jantar (Combo para 3)
Kibe pequeno, Charuto, Kafta, Pão sírio, Frango, Kibe cru, Arroz sírio
Molhos: coalhada seca, homus, babaganuche
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Colônia Alemã
Entidade: Casa da Sopa Amor e Caridade
Presidente da Entidade: Valdecir Inocêncio
Embaixatriz: Jessica Carvalho Loch
A Colônia Alemã é considerada o ponto de encontro oficial do evento. É tradição, quer ver ou rever alguém, procurar em frente a Colônia Alemã, onde serve o chopp geladinho. A Festa das Nações é um momento onde todos os guairenses espalhados pelo mundo sempre dão um jeitinho de voltar para a terra amada, e todos sabem que tomar o chopp significa rever os amigos, reencontrar pessoas. Por essa tradição a Colônia Alemã já foi uma das mais animadas também. Tem em sua história bailes memoráveis com bandinhas alemãs. E ainda hoje é a Nação por onde passam mais pessoas. Essa identidade se aproxima muito da identidade da entidade beneficente a qual o lucro da barraca mantém, A Casa da Sopa Amor e Caridade, que há 40 anos atende pessoas que estejam de passagem por Guaíra oferecendo três refeições diárias e albergue por três dias.
A embaixatriz alemã Jessica Carvalho Loch, conta sobre a história dos colonizadores alemães em Guaíra. "As primeiras famílias germânicas chegaram aqui por volta de 1951, vindos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Mesmo ano em que o Governo Estadual criava o Município de Guaíra, dando as suas divisas que compreenderiam hoje nada mais que 10 municípios. Além de sonhos, essas famílias trouxeram na bagagem uma riqueza incalculável, desde a língua, a maneira de se vestir, os pratos típicos, as festas, os costumes, a fé e a sua tradição, que tanto enriquece a nossa cultura."
Jéssica também ressalta a importância da Festa das Nações para a Casa da Sopa Amor e Caridade. "É uma organização não governamental, que se mantém exclusivamente de doações e os recursos arrecadados na Festa das Nações. A casa da Sopa não oferece somente um prato de comida e um abrigo aos necessitados, mas também carinho e atenção, especialmente aos moradores de rua, as pessoas e famílias em trânsito que não tem aonde comer ou dormir e muitas vezes dormiriam na rua, com fome, não fosse o abrigo oferecido por essa entidade. A casa da sopa precisa muito da sua ajuda e doação, que realizada com amor, alimenta o corpo e a alma".
Cardápio da Alemã 43ª Festa das Nações
Porções (todas às noites)
Bratwurst (Pão com Salsichão)
Crurrwust mit pommes (Salsicha com Batata Frita)
Frango a Passarinho
Batata Frita
_----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Colônia Italiana
Entidade: Asilo São José
Presidente da Entidade: Maria Guilherme Noguchi
Embaixatriz: Bárbara Eloísa
A Colônia Italiana é uma das nações mais procuradas pelo público. A tradição de massas saborosas agrada e muito a população guairense. Os lucros desta Colônia vão diretamente para o Asilo São José.
Para saber um pouco mais sobre como a Itália veio ser tão tradicional na pequena Guaíra no Paraná ouvimos a embaixatriz italiana, Bárbara Eloísa. "Desde 1955 a Itália faz parte da história desta cidadela de fronteira, ano em que os primeiros imigrantes italianos chegaram à Guaíra e se instalaram na atual vila rural Maracajú dos Gaúchos. Os italianos de destacaram na parte agrícola, onde desbravaram muitas terras que hoje estão entre as mais produtivas da região. A devoção por duas Santas também fora trazida por eles, Nossa Senhora do Caravaggio e Nossa Senhora de Todas as Graças. Em louvor e gratidão a benção intermediada pelas duas santas, as famílias oriundas do velho mundo mantiveram suas tradições com as festas repletas de comidas tradicionais realizadas nos meses de maio e dezembro. No início da festa das nações essas famílias eram as responsáveis por coordenar as atividades da Colônia Italiana, porém, com o passar do tempo, diversas famílias revezaram o trabalho e desde 1995, a presidente do Abrigo São José, Dona Maria Guilherme Noguchi segue na coordenação da barraca", conta a embaixatriz Bárbara.
O Lar São José é uma entidade voltada ao cuidado aos idosos. Foi fundada por um grupo de professoras e está em atividade desde 1994. Atualmente atende 28 idosos que se encontram asilados no lar.
Muitos desses idosos são de certa forma abandonados pelas famílias, amiga, conhecidos e o único refúgio deles é o lar. Porém, o mesmo não consegue suprir com todos os gastos sozinho, e a ajuda obtida com a festa das nações é importantíssima para que essa entidade continue ajudando cada vez mais idosos.
Cardápio da Colônia Italiana na 43ª Festa das Nações
Todas às noites
Pizza
Batata Recheada
Porção de Macarrão
Jantar na Segunda-feira (29/04)
Noite do Macarrão
Cardápio do Almoço - Domingo (28/04) e Quarta-feira (01/05)
Macarronada caseira, Lasanha, Rondelle, Canelone, Tórteie, Nhoque, Arroz, Porpeta, Costelinha de Porco Assado, Maionese, Salpicão, Salada Verde.
Sobremesas: Doce de Mamão, Doce de Abóbora, Sagu, Manjar de Coco, Doce de Leite Especial.
_---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Colônia Paraguaia
Entidade: Casa da Sopa Amor e Caridade
Presidente da Entidade: Sérgio Korb Bastos
Embaixatriz: Jéssica de Brum
A Colônia Paraguaia é a mais numerosa, devido à proximidade e vínculo histórico com o país vizinho. Guaíra mesmo, já foi território paraguaio e ainda hoje a cultura guarani é muito presente na rotina guairense, principalmente na gastronomia. O bairro Vila velha em Guaíra é conhecido como o centro das tradições do país hermano, lá você pode visitar a Capela da Virgem de Caacupê, santa padroeira do Paraguai e saborear, a chipa, sopa paraguaia e tomar um chá cozido.
A embaixatriz paraguaia, Jéssica Brum é a imagem de muitas pessoas que vivem na fronteira, Ela nasceu no Paraguai e vive no Brasil há muitos anos. Como embaixatriz da Colônia, Jéssica também engajou na luta dos associados e fala sobre essa parceria que vem dando resultado tão positivos. "Atualmente a colônia paraguaia apoia a Associação Guairense de Pessoas com Deficiência Vida Nova, mais conhecida como AGAPE-VIVA, entidade filantrópica sem fins lucrativos. Guaíra é a cidade com maior índice de pessoas com deficiência do oeste do Estado do Paraná, por isso se fez necessária a criação desta entidade que foi fundada dia 30 de janeiro de 2012 e desde então vem lutando para promover os direitos da pessoa com deficiência. Mais de 300 pessoas são assistidas pela associação e podem contar com empréstimos e solicitação via SUS de equipamentos auxiliares de locomoção (cadeiras de rodas, de banho e andadores), órteses e próteses, materiais de cateterismo urinário além de apoio e orientação domiciliar. No projeto futuro a curto prazo, há expectativa de montar um corpo médico para atender as necessidades especiais encontradas na Associação, acreditamos que a deficiência não é o fim e sim o recomeço."
Cardápio da Colônia Paraguaia na 43ª Festa das Nações
Porções (Todas às noites)
Porco à Paraguaia
Frango
Tilápia
Batata Frita
Polenta Frita
Unitários (Todas às noites)
Sopa Paraguaia
Chipa
Chipaguazu
Almoço - Domingo (28/04)
Porco a Paraguaia, Porco Pururuca e Saladas em Geral
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Colônia Japonesa
Entidade: Hospital Assiste Guaíra /ACEG - Associação Cultural e Esportiva de Guaíra
Presidente da Entidade: Galaomylid Silveira Barreto/ Sérgio
Embaixatriz: Tainara Miranda
A Colônia Japonesa é coordenada por duas entidades. A Associação Assistencial de Guaíra que administra o Hospital Beneficente ASSISTEGUAÍRA e a Associação Cultural e Esportiva de Guaíra - ACEG. Essa parceria se deve pelo valor que os japoneses têm a sua cultura. A ACEG trabalha em parceria com o ASSISTE Guaíra com o objetivo de oferecer a quem passa pelo espaço nipônico a real imagem da cultura japonesa.
A Embaixatriz Tainara Miranda relata sobre a história dos japoneses até a atualidade na fronteira. "A imigração Japonesa no Brasil teve início em 1908, com o navio Kasato Maru, em Santos, trazendo centenas de japoneses para trabalhar nas fazendas do interior paulista. Em Guaíra a colonização Japonesa está ligada ao Colonizador Shinjiro Matsuyama, que proporcionou a vinda de muitos imigrantes japoneses em busca de melhores oportunidades. Em 1957 foi fundada a Associação Cultural e Esportiva de Guaíra que mantém viva até hoje a união, a cultura e a tradição japonesa.
Nação presente desde a 1º Festa das Nações, a Colônia Japonesa, iniciou uma nova parceria em 2017 com o Hospital Beneficente AssisteGuaíra que desde o seu início é administrado por voluntários que fomentam várias ações onde a sociedade guairense contribui de forma voluntária ajudando a salvar e trazer vidas."
Cardápio da Colônia Japonesa na 43ª Festa das Nações
Porções (todas às noites)
Sukiyaki
Sushi
Sashimi
Pastel
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Colônia Portuguesa
Entidade: Pastoral da Criança
Presidente da Entidade: Vanderléia Capatti
Embaixatriz: Rita de Cássia
A Colônia Portuguesa traz para a Festa das Nações todo o encanto do país colonizador do Brasil. Na barraca portuguesa além do bom fado, é possível saborear um bom vinho e se deliciar com as delícias oriundas do bacalhau. Todo o lucro desta colônia é revertido para um dos projetos mais premiados da Igreja Católica, A Pastoral da Criança.
A influência portuguesa ainda é muito forte em Guaíra. Foram os colonizadores portugueses os grandes percussores do segmento de comércio de vendas e armazéns e muitas famílias seguem no ramo até hoje.
A embaixatriz portuguesa, Rita de Cássia, conta um pouco mais sobre o trabalho executado pela entidade beneficiada pela Colônia Portuguesa. "A pastoral da criança foi criada para auxiliar e acompanhar as crianças mais carentes de nosso município. A esperança se apagando e os sonhos indo embora de nossas crianças, gestantes sem apoio e auxílio, são casos que a pastoral acompanha e auxilia todos os dias, resgatando o direito de uma vida mais digna e transformando o sonho dessas crianças em esperança e
mudança para uma vida melhor. A ajuda e colaboração de todos é muito importante, pois quando investimos em uma criança, investimos também em um futuro mais digno e um mundo mais humanizado. Além do que investir na Pastoral durante a 43 Festa das Nações significa se divertir e saborear os mais gostosos pratos da culinária mediterrânea."
Cardápio da Colônia Portuguesa na 43ª Festa das Nações
Porções (todas às noites)
Pastéis diversos
Pastel de Bacalhau
Bolinho de Bacalhau
Minipizza Portuguesa
Frango a passarinho
Refeições Combo
Bacalhau com natas, escondidinho de bacalhau, Salada verde, Arroz branco.
Sobremesas: Arroz doce, Doce do Rei e Pudim.
-----------------------------------------------------------------------