Campanha Faça Bonito é lançada nesta manhã
.jpeg)
Nesta manhã de segunda-feira (18), o Município de Guaíra, via Creas — Centro de Referência de Assistência Social, da SEMAS — Secretaria de Assistência Social, em parceria com a SMED — Secretaria de Educação, lançou a campanha Faça Bonito, no Centro Múltiplo Uso.
Conforme a diretora do Creas, Lucineia Raimunda, a campanha se refere ao combate do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, com data oficial no dia 18 de maio, no entanto, a equipe abordará uma série de ações alusivas durante um mês inteiro.”Abuso é crime. Temos o dever de proteger e cuidas das nossas crianças e adolescentes”, destacou a diretora.
Segundo a coordenadora do Creas, Gleissiele Tonelli, o Creas é responsável por atender as crianças e adolescentes que sofreram algum tipo de violação nos seus direitos. “A partir de hoje intensificamos as ações que já são realizadas pela nossa equipe. Pedimos muita atenção dos pais, professores e de toda a comunidade guairense em qualquer sinal no comportamento das crianças e adolescentes, que possa indicar alguma violação nos seus direitos”, declarou a coordenadora.
“Em uma parceria com a Secretaria de Assistência Social, nós da Secretaria de Educação trabalharemos esse tema de uma forma lúdica e pedagógica com os alunos dos 4.ºs e 5.ºs anos. A proposta será trabalhada na categoria desenho, com os alunos do 4.º ano, e na categoria tirinha com os alunos do 5.º ano. Os 3 melhores trabalhos em cada categoria serão devidamente premiados. Já os alunos dos 1.ºs anos, farão o Projeto Boneca Viajante, onde uma boneca e um livrinho trabalharão a temática de uma maneira lúdica e educativa”, informou a assessora pedagógica Adriana Cavalcante.
Elianara Falci, diretora de Educação Especial, salienta que a equipe de Educação fortalece a campanha, junto a equipe de Assistência Social: “A Educação sempre está de portas abertas para acolher e trabalhar temas importantes para a sociedade. Através dos nossos professores, estaremos trabalhando esse importante projeto, fortalecendo a confiança e o acolhimento às crianças, para que elas se sintam seguras em denunciar. Isso é um crime e precisamos transformar e mostrar à nossa sociedade a importância de denunciar. A prevenção é o caminho!”.
“Esta é uma campanha muito especial e delicada, no entanto, nós precisamos sim, falar sobre esse tema. Nós precisamos sim, que as nossas crianças saibam dizer não ao abuso sexual e aos abusadores. As nossas crianças precisam ter segurança, e a escola está aí para demonstrar e prestar esse apoio aos nossos alunos. Diga não à violência sexual. Diga não ao abuso!”, enfatizou a secretária de Educação, Franciele Danelon.
“Gostaríamos que essa campanha não fosse necessária, porque realmente é um crime muito revoltante, triste e bárbaro. Infelizmente é algo presente na nossa sociedade, por isso apelamos para que os cidadãos não sejam coniventes nessas situações. Faça a sua parte e denuncie!”, ressaltou a secretária de Assistência Social, Keila Marta.
Para denúncias, ligue: 100 — Direitos Humanos; (44) 9 8456–6966 — Creas; (44) 3642–8653 — Conselho Tutelar de Guaíra; (44) 3642–8660 — SEMAS.